TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Valdiney Veloso Gouveia

Bolsonaro nomeia candidato menos votado como novo reitor da UFPB

Decreto assinado pelo presidente foi publicado nesta quinta-feira (5)

Por Redação Publicado em
Ufpb 171212 143654
Foto: Divulgação

Valdiney Veloso Gouveia foi nomeado como novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para os próximos quatro anos. O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (5).

O professor pode assumir o cargo a partir de 11 de novembro.

Na consulta online, a chapa "Orgulho de ser UFPB", de Valdiney e Liana Filgueira Albuquerque, teve soma ponderada e normalizada de 106,496, ficando em terceiro lugar. Na votação, o primeiro lugar ficou com a chapa “Inovação com inclusão”, de Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, com soma de 964,518.

Jair Bolsonaro pode escolher um nome, entre os três primeiros mais votados para o cargo, que compõe a lista tríplice enviada ao Ministério da Educação (MEC). Apesar da consulta pública, a nomeação final fica a cargo do presidente.

A votação - De acordo com o boletim de apuração, participaram da consulta on-line 2.341 docentes, 2.466 técnico-administrativos e 9.796 estudantes. O percentual de votação final de cada candidatura foi obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de 15% para discentes, 15% para técnico-administrativos e 70% para docentes.

No STF

Tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação que pode obrigar o presidente da República a obedecer a ordem da lista tríplice das universidades federais para nomeações. O pedido de destaque da ação foi realizado pelo ministro Gilmar Mendes.

saiba mais

Relacionadas