TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
medida provisória

Bolsonaro assina MP que limita remoção de conteúdo nas redes sociais

A medida foi considerada por especialistas como absurda

Por Carlos Rocha Publicado em
Datafolha: rejeição ao governo Bolsonaro bate recorde e atinge 51%
Datafolha: rejeição ao governo Bolsonaro bate recorde e atinge 51% (Foto: Reprodução/ TV Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta segunda-feira, 6, uma medida provisória com o objetivo de endurecer as regras para a remoção de conteúdos de redes sociais no País. A MP altera o Marco Civil da Internet, lei criada em 2014, para evitar a "remoção arbitrária e imotivada" de perfis e de conteúdos das redes, segundo divulgou a Secretaria de Comunicação (Secom) do Planalto.

A medida ainda não foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e nem recebida no protocolo do Senado Federal, segundo apurou o Estadão. Como toda medida provisória, a MP sobre redes sociais passa a valer imediatamente uma vez publicada, mas precisa ser aprovada pelo Congresso dentro de 180 dias. Se não o for, deixa de vigorar.

A edição do texto acontece depois de o próprio presidente da República ter tido vídeos removidos de seu canal no YouTube por violar as regras da rede social. Nas postagens, Bolsonaro defendia o uso do antimalárico hidroxicloroquina e do vermífugo ivermectina para o combate da covid-19, uma alegação que não é corroborada pela pesquisa existente hoje.


Relacionadas