TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Projeto Bilionário

Bill Gates patrocina projeto para “escurecer o sol”; entenda o motivo

O objetivo seria reduzir o aquecimento global

Por Juliana Alves Publicado em
Bill gates
(Reprodução/Instagram @thisisbillgates)

O bilionário Bill Gates, fundador da Microsoft, estaria patrocinando um estudo para “escurecer o sol” junto com alguns cientistas de Harvard. O projeto pretende usar uma espécie de aerossol para dissipar a quantidade de luz solar sobre a superfície terrestre para conter o aquecimento global. A informação é da revista Forbes.

O projeto, nomeado de Experimento de Perturbação Controlada Estratosférica (SCoPEx, na sigla em inglês), visa reduzir os efeitos do aquecimento global, refletindo parte da luz solar de volta ao espaço. O resultado seria atingido ao borrifar poeira atóxica de carbonato de cálcio (CaCO3) na atmosfera.

A previsão é que em junho o projeto dê o primeiro passo. A fase inicial será realizada na Suécia. Um balão será liberado para testar os sistemas operacionais e de comunicação que serão responsáveis pela emissão da poeira de CaCO3 na atmosfera.

De acordo com a Forbes, ainda não se sabe o quanto de aerossol seria suficiente para resfriar a atmosfera em um nível sustentável. Por isso, esse seria o ponto mais delicado do processo de 'escurecimento do sol'. Além disso, cientistas envolvidos no projeto indicam que, apesar de dispersar a luz solar e, consequentemente, resfriar a superfície terrestre, a atmosfera continuaria acumulando gases do efeito estufa.

Alguns cientistas não apoiam a missão que está sendo financiada por Bill Gates por apontarem que a inciativa poderia causar mudanças extremas no Clima. Ainda assim, de acordo com um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, um investimento entre US$ 1 e 10 bilhões ao ano (quase 50 bilhões de reais), o projeto poderia reduzir as temperaturas globais em 1,5 grau Celsius.

Veja também:


Relacionadas