TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
SOL

Beleza: Saiba como deixar os lábios saudáveis no verão

A radiação solar sem proteção adequada nos lábios pode causar ressecamento; dermatologista ensina os cuidados

Por Redação Publicado em
PESSOAS CAMINHANDO

O verão está chegando e assim com o rosto precisa de cuidados especiais, os lábios também pedem produtos específicos para ficarem bonitos e saudáveis.

O dermatologista Dr. André Braz afirma que o excesso de sol e das temperaturas elevadas causam ressecamento nos lábios.“A exposição sem proteção adequada causa danos às camadas superficiais dos lábios, deixando-os desprotegidos, sem a flexibilidade e umidade natural dessa região. Além disso, podem surgir lesões pré-cancerígenas e canceres de pele na região dos lábios”.

Segundo o especialista, é importante destacar que "a pele que reveste os lábios tem uma camada de queratina muito mais fina do que a pele facial, e isso faz com que sempre recomendemos cuidados específicos.  E mais: a pele labial nao possui glândulas sudoríparas nem sebáceas, fatores que propiciam baixa proteção à perda de água. As causas mais comuns de ressecamento ou xerose labial , que desencadeia fissuras e descamação no verão são: a desidratação(ingestão insuficiente de água), excesso de saliva nos lábios ou o hábito de lamber os lábios, o tabagismo e ao calor e à maior exposição aos raios ultravioletas mais intensos no verão, além de agressores externos como água do mar e piscina, ventos fortes".

Por essas razões, ele destaca a importância da utilização diária de fotoprotetores labiais - filtro solar específico - diariamente para prevenir "o ressecamento, fissuras e lesões precursoras do câncer de pele na boca".

"É importante lubrificar e hidratar frequentemente os lábios ao longo do dia, associado ao filtro solar, isso evita que o lábio fissure ao menor estiramento. À noite, recomendo dormir com um hidratante mais viscoso ou oleoso nos lábios, para acordar com os lábios mais macios e hidratados.Uma dica simples para quem tem os lábios já estão machucados/ressecados:  pode ser utilizado mel, para hidratar e para melhorar a cicatrização, alem de evitar infecções bacterianas no local fragilizado e nas fissuras, pois o mel tem propriedades bactericidas”, conclui.

Com informações de Caras


Relacionadas