TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Maternidade ISEA

Bebês são transferidos da UTI após faltar energia em hospital de Campina Grande

Bebês da maternidade ISEA que estavam na UTI foram encaminhados à outras unidades. Gerador não teria dado conta.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Até às 12h40, ao menos sete bebês haviam sido transferidos
Até às 12h40, ao menos sete bebês haviam sido transferidos (Foto: Reprodução / WhatsApp)

Bebês que estavam em leitos de Unidade de Terapia Intensida (UTI) na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, foram transferidos em caráter de urgência para outros hospitais após faltar energia no setor. Segundo informações preliminares da equipe do hospital, geradores não teriam dado conta da demanda.

O Portal T5 tentou contato com a unidade, mas nossas ligações não foram atendidas. Pelas redes sociais circulam imagens de bebês sendo transferidos em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após a situação ser confirmada. Até às 12h50 ao menos sete bebês foram destinados para outros hospitais.

Gilney Porto, secretário de Saúde de Campina Grande, informou que ocorreu o "rompimento de um cabo subterrâneo". "A estrutura é antiga e a prefeitura vem agindo. Focamos nos recém-nascidos para realizar as transferências. Gestantes que estiverem parindo também estamos transferindo", completou.

"Nossa equipe técnica está junto com a Energisa trabalhando intensamente. Agimos de forma preventiva com a equipe do Samu para evitar qualquer intercorrência intra-hospitalar", completou.

O problema teria ocorrido por volta das 11h. Até às 12h20 não havia pronunciamento oficial do prefeito Bruno Cunha Lima sobre a situação da unidade, mas o gestor se dirigiu ao local. O ISEA é referência nos tratamentos de alta complexidade. O hospital recebe pacientes de diversas regiões do estado e até de municípios para além da Paraíba.

Por meio de nota lançada às 12h57, a prefeitura de Campina Grande esclareceu que o "incidente não causou dano a nenhum recém-nascido, gestante ou puérpera".

Leia na integra:

"O Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) sofreu uma interrupção do fornecimento de energia elétrica em alguns setores da maternidade neste sábado, 21. Por precaução, a direção da unidade transferiu três recém-nascidos da UTI Neonatal para outras maternidades de retaguarda. O ISEA esclarece que o incidente não causou dano a nenhum recém-nascido, gestante ou puérpera. A equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Saúde trabalha para identificar o que pode ter causado o problema, visto que a unidade dispõe de geradores de energia elétrica. O prefeito Bruno Cunha Lima e o secretário de Saúde, Gilney Porto, estão neste momento na maternidade, acompanhando a ação no ISEA até o pronto restabelecimento do fornecimento da energia".

O Portal T5 também buscou a assessorias de comunicação da Energisa. Este conteúdo será atualizado com o surgimento de novas informações.

Leia mais:


Relacionadas