Geral

Beber álcool anula o efeito do antibiótico? Especialista explica

Seria um fato ou lenda urbana?

Publicado em 16/01/2020 21:03 Atualizado em 27/11/2020 01:43
logo
Por Redação Portal T5
Beber álcool anula o efeito do antibiótico? Especialista explica

A ideia generalizada é de que quando se está tomando medicação, sobretudo algum tipo de antibiótico, a ingestão de álcool pode anular o efeito do comprimido. No entanto, será que é mesmo assim?

De acordo com informações de especialistas do hospital português Lusíadas, é mito que o consumo de álcool impacta no efeito dos antibióticos. O álcool não anula a sua ação terapêutica.

O hospital alerta que o que pode acontecer é que o álcool pode reduzir o período de tempo que o antibiótico permanece no organismo e na corrente sanguínea. Em outras palavras, as bebidas alcoólicas podem "diminuir a semivida da substância, através do aumento da diurese (aumento da produção de urina), uma vez que o álcool inibe o hormônio antidiurético".

Além disso, o álcool pode competir, a nível do fígado, com a eliminação dos antibióticos, aumentando a sua toxicidade bem como a dos antibióticos e de outras substâncias.

Os profissionais apontam ainda que, de acordo com o conhecimento científico atual, não existe uma resposta concreta para a pergunta 'posso beber e tomar antibióticos?'. Ou seja, para a maioria dos doentes e para a maioria das classes de antibióticos, não há qualquer problema em ingerir moderadamente bebidas alcoólicas durante a ingestão de antibióticos. Tratando-se somente de uma questão de bom senso. A própria Associação Médica Britânica (BMA), não impõe qualquer restrição à associação do álcool com a maioria dos antibióticos.

As exceções

Ainda assim, existem alguns antibióticos que não podem jamais ser tomados juntamente com álcool. São eles Metronidazol, Tinidazol e cefotetan/cefoxitina e o Bactrim (Sulfametoxazol+Trimetoprim).

Se tiver dúvidas sobre o tipo de medicação que está tomando neste momento e o impacto do efeito do álcool, um médico ou farmacêutico deverão ser consultados. 

Morre, aos 21 anos, a atriz que dublou a personagem Elsa de 'Frozen'

'Ex' de Harry quebra silêncio sobre decisão polêmica do príncipe

Leia também: Reportagem do 'Mais Você' confunde PB com PE e internautas reagem; veja

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play