Brasil

Auxílio Emergencial chega ao fim nesta terça (29)

Saques podem ser realizados até janeiro de 2021

Publicado em 29/12/2020 09:46 Atualizado em 29/12/2020 10:05
logo
Por Redação Portal T5
Auxílio Emergencial chega ao fim nesta terça (29)

(Foto: Fotos Públicas )

Nesta terça-feira (29), a Caixa paga a última parcela do Auxílío Emergencial a 3,2 milhões de trabalhadores nascidos em dezembro. Cerca de 68 milhões de brasileiros foram atendidos pelo programa durante a pandemia da Covid-19.

Recebem nesta terça os trabalhadores que não fazem parte do Bolsa Família. Aproximadamente 3 milhões de pessoas vão receber a parcela de R$ 300, enquanto outros 50 mil mil ainda vão receber a parcela de R$ 600.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem reafirmado que o programa irá acabar no final do ano e que o governo irá continuar com o Bolsa Família se não encontrar espaço fiscal para criar um novo programa social.

O orçamento especial, chamado de Orçamento de guerra, foi a fonte para os pagamentos do benefício. Essa é uma exceção aprovada pelo Congresso que permite ao governo se endividar para fazer frente a despesas urgentes. Porém a regra só dura enquanto for vigente o estado de calamidade, que é válido até 31 de dezembro.

O decreto de calamidade poderia ser renovado, no entanto, o governo e lideranças do Congresso afirmam que isso não ocorrerá. Autoridades temem que os gastos comprometam as contas públicas e que isso leve a mais problemas econômicos.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar