TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
E agora?

Auxílio Emergencial chega ao fim nesta terça (29)

Saques podem ser realizados até janeiro de 2021

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Banco realiza pagamento pelo aplicativo 'Caixa Tem'
Banco realiza pagamento pelo aplicativo 'Caixa Tem' (Foto: Fotos Públicas)

Nesta terça-feira (29), a Caixa paga a última parcela do Auxílío Emergencial a 3,2 milhões de trabalhadores nascidos em dezembro. Cerca de 68 milhões de brasileiros foram atendidos pelo programa durante a pandemia da Covid-19.

Recebem nesta terça os trabalhadores que não fazem parte do Bolsa Família. Aproximadamente 3 milhões de pessoas vão receber a parcela de R$ 300, enquanto outros 50 mil mil ainda vão receber a parcela de R$ 600.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem reafirmado que o programa irá acabar no final do ano e que o governo irá continuar com o Bolsa Família se não encontrar espaço fiscal para criar um novo programa social.

O orçamento especial, chamado de Orçamento de guerra, foi a fonte para os pagamentos do benefício. Essa é uma exceção aprovada pelo Congresso que permite ao governo se endividar para fazer frente a despesas urgentes. Porém a regra só dura enquanto for vigente o estado de calamidade, que é válido até 31 de dezembro.

O decreto de calamidade poderia ser renovado, no entanto, o governo e lideranças do Congresso afirmam que isso não ocorrerá. Autoridades temem que os gastos comprometam as contas públicas e que isso leve a mais problemas econômicos.


Relacionadas