TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
pitimbu

Autoridades se preparam para possível chegada de óleo em praias paraibanas

Órgãos se reuniram na praia de Acaú, em Pitimbu, ​Litoral Sul da Paraíba

Por Redação Publicado em
Manchas de oleo espalhadas por praia do Sergipe
Foto: Adema/Governo do Sergipe/Divulgação

Órgãos se reuniram nesta sexta-feira (25) na praia de Acaú, na cidade de Pitimbu, Litoral Sul da Paraíba para traçar estratégias para uma possível chegada de vestígios de óleo na costa do estado. Participaram representantes do Ibama, Marinha e Secretaria de Meio Ambiente da Paraíba.

Essas autoridades disseram que não há informações sobre a origem do óleo derramado no mar, mas relataram que o estado está fazendo um trabalho minucioso de monitoramento na faixa litorânea.

Na tarde desta quarta-feira (23), pescadores que atuam na praia de Acaú tentaram resgatar uma tartaruga que estava envolvida em óleo. De acordo com um dos pescadores, o animal estava debilitado e não conseguiu sobreviver.

Segundo o pescador, a tartaruga foi encontrada entre o litoral sul da Paraíba e o litoral norte de Pernambuco, próximo à praia de Acaú e do Rio Tracunhaém. Ele relatou que o grupo fez de tudo para impedir a morte do animal, mas sem sucesso, pois não tinham equipamento adequado nem conhecimento técnico para o resgate.

Nesta quinta-feira (24), uma operação integrada entre as polícias Civil e Militar da Paraíba, Marinha e Secretaria de Meio Ambiente do estado culminou no monitoramento de cerca de 12 km de praias com foco na faixa litorânea sul paraibana.

Drones sobrevoaram a extensão com o objetivo de encontrar manchas de óleo na faixa de areia ou no mar. Ao Portal T5, o Tenente Figueiredo, da PM, informou que não foram identificados sinais de óleo nos trechos explorados.

Na terça (23), o óleo atingiu às praias do Pilar e Jaguaribe, em Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco.

Na última segunda, o Portal T5 publicou uma matéria onde o gestor da Superintendência de Administração do Meio Ambiente, Anníbal Peixoto, discorreu sobre a preocupação do avanço das manchas no litoral do estado vizinho. Naquele momento, o montante estava próximo ao litoral de Recife. Com a evolução, praias das cidades de Paulista e agora Itamaracá, foram atingidas.


Relacionadas