TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
AÇÃO CONTRA FURA-FILA

Audiência de conciliação termina com acordo parcial sobre procedimentos e prioridades na vacinação contra Covid-19

Não foi obtido acordo quanto à priorização apenas de idosos e trabalhadores da saúde da linha de frente no combate à pandemia nesta etapa vacinação

Por Gracielle Araujo Publicado em
Audiencia JF vacinacao 19 2 21
(Divulgação / MPT)

Nesta sexta-feira (19), foi realizada uma audiência de conciliação sobre assuntos relacionados ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 no estado. A sessão on-line, por meio da plataforma Zoom, começou às 9h e teve objetivo de tentar solucionar, juntamente com as partes envolvidas, algumas questões relacionadas ao programa de imunização. Foram cerca de seis horas de debates.

Após a sessão, representante da Prefeitura de João Pessoa, em concordância com o Ministério Público, comprometeu em exigir documentos de identificação àqueles que eventualmente se apresentem para vacinação como “trabalhador da saúde”. O Hospital Nossa Senhora das Neves concordou com a entrega de documentos requisitados pelos órgãos do Ministério Público e pela Secretaria de Saúde de João Pessoa no tocante às pessoas vacinadas vinculadas a essa unidade.

Já o governo do Estado concordou que não haja, neste momento inicial, vacinação de profissionais da educação, devendo ser priorizados os idosos. Além disso, o governo reconheceu também que trabalhadores de saúde que não atuam na linha de frente do combate à Covid-19 não devem ser imunizados neste momento inicial, mesmo os servidores da própria Secretaria Estadual de Saúde.

O ponto de discordância é a intenção da cidade de João Pessoa de seguir o plano nacional de imunização, que prevê a destinação de doses da vacina para trabalhadores de saúde em geral, não priorizando apenas os idosos, mesmo na fase inicial da vacinação. No entanto, o município afirma que está dando cumprimento à decisão judicial que direciona as vacinas para os idosos.

Participaram da audiência, representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público do Trabalho (MPT), da União, do Governo do Estado, do Município de João Pessoa e do Hospital Nossa Senhora das Neves.

Leia também:

+ Sala de armazenamento de vacinas contra Covid-19 tem fio de gerador cortado na Paraíba

+ Audiência de conciliação termina com acordo parcial sobre procedimentos e prioridades na vacinação contra Covid-19


Relacionadas