TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
David Gulpilil

Ator do filme Crocodilo Dundee morre aos 68 anos; veja

O ator australiano David Gulpilil morreu aos 68 anos.

Por Carlos Rocha Publicado em
Ator do filme Crocodilo Dundee morre aos 68 anos; veja
Ator do filme Crocodilo Dundee morre aos 68 anos; veja (Foto: Reprodução/ web)

A informação da morte do ator foi revelada em comunicado pelo primeiro-ministro do estado da Austrália do Sul, Steven Marshall, recordando David Gulpilil como uma personalidade "icônica", um artista único da sua geração, que "moldou a história do cinema australiano e a representação dos aborígenes nas telas do cinema".

"Ator, bailarino, cantor e pintor, ele foi um dos maiores artistas que a Austrália alguma vez viu", ressaltou Steven Marshall.

Sem ter sido especificada a data da morte, sabe-se que David Gulpilil vivia em Murray Bridge, perto de Adelaide, e que morreu após lutar contra um câncer nos pulmões, diagnosticado há quatro anos.

Nascido em 1953 em Arnhem Land, David Gulpilil pertence ao clã Mandhalpingu, do povo Yolnu. A estreia cinematográfica aconteceu em 1971 no filme "Walkabout", de Nicolas Roeg. E o seu último filme foi o documentário biográfico "My name is Gulpilil", de Molly Reynolds, estreado já este ano.

O jornal The Sydney Morning Herald escreveu que David Gulpilil se tornou uma estrela internacional logo no começo da carreira, quando "Walkabout" foi exibido em Cannes, tendo tido oportunidade de conviver com nomes como John Lennon, Jimi Hendrix, Clint Eastwood ou Bob Marley.

O mesmo jornal recorda ainda que o ator teve problemas com álcool, drogas e chegou a cumprir uma pena de prisão por agressão a uma companheira.

O primeiro-ministro do estado da Austrália do Sul lembrou ainda que David Gulpilil sofreu com atos de racismo, de discriminação e com a pressão de ter de equilibrar um estilo de vida tradicional com o fato de ser uma figura pública.

Em meio século de carreira, David Gulpilil participou em produções como "A última vaga" (1976), de Peter Weir, "Os eleitos" (1983), de Philip Kaufman, "Crocodilo Dundee" (1986), de Peter Faiman, "Austrália" (2008), de Baz Lurhmann, ou a série televisiva "The Leftovers" (2014), de Damon Lindelof.

Em 2014, venceu o prêmio de melhor ator da Academia de Cinema da Austrália e do Festival de cinema de Cannes pela prestação no filme "Charlie's Country" (2013), de Rolf de Heer.


Relacionadas