Paraíba

Atendimentos referentes à Aids e HIV têm mudanças em HU de João Pessoa

A expectativa é ampliar a capacidade de assistência oferecida pelo HU

Publicado em 29/09/2021 13:36
logo
Por Redação Portal T5
Atendimentos referentes à Aids e HIV têm mudanças em HU de João Pessoa

(Foto: Reprodução/Governo Federal)

Foram apresentadas, nesta quarta-feira (29), as medidas de reorganização do Serviço de Assistência Especializada – Materno Infantil (SAE) do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), em João Pessoa. O serviço é referência na Paraíba para HIV (vírus da imunodeficiência humana, na sigla em inglês), aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no acompanhamento de mulheres gestantes, parceiros, crianças expostas e crianças infectadas.

Dentre os desafios estabelecidos, estão: aprimorar os registros e a informatização dos dados; intensificar o serviço de busca ativa dos casos de abandono e fortalecer articulação com os demais municípios do Estado no esforço conjunto de eliminar a transmissão vertical.

Além das mudanças na estrutura do SAE, foi apresentada a nova gestão do serviço, que passa a ter como supervisora técnica a médica infectologista Benalva Medeiros. Junto com ela, estarão a infectologista Luciana Holmes, chefe da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Udip), e a enfermeira Fabrícia Bustorff, que atuará na coordenação da Enfermagem do serviço.

“Essa reestruturação não passa apenas pela mudança de coordenação. O serviço continua igual, mas nós temos o interesse de incrementar a qualidade do atendimento e de melhorar a infraestrutura física, mas principalmente definir o perfil, o papel do SAE”, declarou José Eymard Medeiros, gerente de Atenção à Saúde do HULW.

Conforme Eymard, a partir da reestruturação, a expectativa é que ocorra não só melhoria na qualidade do atendimento do serviço, mas também redefinição do público-alvo e ampliação da capacidade de assistência. Isso para que os usuários possam ser mais bem atendidos e tenham assegurados o acolhimento e o atendimento em outras instituições da rede SUS, quando não precisarem mais do serviço no SAE.  


Leia também:

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play