TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Monitor de Secas

Áreas de seca crescem na Paraíba, segundo ANA

Indicador comparou os meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020

Por Redação Publicado em
Portal t5

A Paraíba teve avanço das áreas com seca grave e moderada conforme a última atualização do Monitor de Secas. Segundo o relatório com base no mês de janeiro, a região leste no sentido do litoral do estado é a mais prejudicada.

Como consequência do aumento da severidade do fenômeno no período, houve a redução das áreas com seca fraca. Também houve um recuo da seca grave no oeste paraibano. Na Paraíba foi observado um padrão bem definido da ocorrência das chuvas. No oeste os volumes precipitados variam de 100 a 200mm. Já no leste, de um modo geral, as chuvas foram inferiores a 100mm, com valores abaixo de 50mm em algumas áreas.

Em janeiro deste ano houve chuvas acima da média histórica em Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, leste e sul do Piauí, centro-oeste da Bahia e extremo norte do Ceará com precipitações acumuladas entre 250mm e 300mm. No centro-sul de Minas e no nordeste do Maranhão, as chuvas ultrapassaram os 400mm em janeiro. Com isso, o Monitor de Secas registrou uma redução das áreas com seca sobretudo no Nordeste, Espírito Santo e Minas Gerais.

No histórico de janeiro as chuvas acumuladas atingem mais de 250mm, enquanto em Minas Gerais os acumulados podem passar de 300mm em algumas áreas e menos do que isso na divisa com a Bahia. Historicamente a chuva de janeiro no Espírito Santo não ultrapassa os 200mm. Já para os estados do Nordeste, os acumulados de chuva esperados para o mês são inferiores a 100mm em sua maioria, exceto para todo o Maranhão e o extremo oeste dos estados do Piauí e Bahia.  Já o litoral norte e o Cariri no Ceará, juntamente com o sertão da Paraíba, apresentam médias históricas superiores a 100mm em janeiro.

O Monitor de Secas

Coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA), tem apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos. Na Paraíba, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) é o órgão que atua no Monitor de Secas. Por meio da ferramenta é possível comparar a evolução das secas nos 12 estados a cada mês vencido. O Monitor vem sendo utilizado para auxiliar a execução de políticas públicas de combate à seca.

saiba mais

Relacionadas