TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Perigo

Aranhas gigantes invadem casas e assustam moradores

Espécie é perigosa e venenosa por possuir um veneno neurotóxico que causa dor intensa.

Por Renata Nunes Publicado em
80c9bdf85b aranha gigante
(Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Aranhas gigantes foram registradas na última quinta-feira (6) em residências do bairro Buritis, na Região Oeste de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A invasão dos animais causou susto nos moradores e imagens do aracnídeo viralizaram na internet após o compartilhamento de uma das fotos em um grupo do Facebook.

Flávia Prado contou que avistou o animal escalando o teto de sua casa, no 8º andar do prédio. Em uma entrevista ao UOL, ela contou que ficou desesperada, já que tem filhas pequenas, "eu logo pensei: vai matar minhas meninas!". Após o compartilhamento da foto no grupo "Meu bairro Buritis", outros moradores também relataram a aparição das aranhas gigantes e de outros animais peçonhentos.

Na publicação do post no Instagram, a moradora escreveu: "Pessoal, aqui no prédio, Buritis, está aparecendo aranhas desse tipo. Já é a terceira! Parece ser muito venenosa, alguém tem mais notícia? Estamos preocupados aqui".

De acordo com o biólogo Tiago dos Santos, o animal da foto é  "muito provavelmente" uma aranha da espécie armadeira, que é venenosa e pode ser perigosa já que tem um veneno neurotóxico, podendo levar a uma dor muito intensa e, por consequência, a quadros de desmaio, confusão mental, vômito ou taquicardia. Além disso, segundo ele, o efeito pode ser ainda maior em bebês e idosos, "uma situação dessa demandaria atendimento médico de urgência", destacou.

O especialista também orientou sobre o procedimento correto diante das aranhas, explicando que não é aconselhável tentar retirar a espécie por conta própria com vassouras ou algum utensílio, já que ela tem um mecanismo de defesa agressivo. "É claro que não são monstros. Mas aconselho a qualquer pessoa não retirar ela sozinha, é preciso chamar a Zoonose. Ameaçada, ela pode dar saltos de mais de um metro e alcançar a pessoa. É uma forma de se defender. Se você viu uma, liga para a Zoonose ou Bombeiros", alertou.


Relacionadas