TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
câmara

Aprovado texto-base do projeto que viabiliza a privatização dos Correios

O próximo passo é a análise dos destaques, pedidos pontuais de mudança ao texto aprovado pelos parlamentares

Por Carlos Rocha Publicado em
Aprovado texto-base do projeto que viabiliza a privatização dos Correios
Aprovado texto-base do projeto que viabiliza a privatização dos Correios (Foto: Reprodução)

Foi aprovado nesta quinta-feira (5) pela Câmara dos Deputados o texto-base do projeto de lei que abre viabiliza a privatização dos Correios. Foram 286 votos a favor, 173 contra e duas abstenções. O próximo passo é a análise dos destaques, pedidos pontuais de mudança ao texto aprovado pelos parlamentares. Após essa etapa, o projeto segue para apreciação no senado.

O relator incluiu que a organização que comprar os Correios terá exclusividade mínima de cinco anos sobre os serviços postais, ou seja, carta, cartão postal, telegrama e demais correspondências. A medida é necessária para que "não haja atropelos na política de transição do antigo para o novo modelo de serviços postais". O contrato de concessão do serviço, a ser assinado após a privatização, poderá estipular um prazo superior a cinco anos.

Foi incluído no texto um dispositivo que prevê a estabilidade por 18 meses para funcionários dos Correios após sua privatização. Eles só poderão ser demitidos neste período por justa causa.

A compradora dos Corrios terá, ainda, que disponibilizar aos funcionários um Plano de Demissão Voluntária (PDV), com período de adesão de 180 dias a contar da privatização. Os funcionários que vierem a aderir ao PDV terão direito a indenização equivalente a 12 vezes a remuneração, manutenção do plano de saúde por 12 meses e plano de requalificação profissional.


Relacionadas