TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Aneel

Aprovado reajuste nas tarifas de energia elétrica na Paraíba

O reajuste entra em vigor a partir deste sábado (28)

Por Juliana Alves Publicado em
Csm Conta de energia 96775c68c9
(Foto: Divulgação/Energisa)

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (24), o reajuste nas tarifas de energia elétrica no Paraíba. O efeito médio do aumento tarifário a ser percebido pelo consumidor será de 7,08%.

Conforme a Energisa, o reajuste é parte da Revisão Tarifária Periódica e entra em vigor a partir deste sábado (28).

De acordo com Bernardo Magalhães, gerente de Regulação da Energisa, "a revisão tarifária é um processo conduzido e definido pela Aneel e tem suas regras estabelecidas em um contrato de concessão". O cálculo, feito pela Aneel, leva em consideração informações fornecidas pela Energisa.

Nos processos de Revisão Tarifária, a Aneel corrige eventuais desvios no índice de produtividade aplicado aos Reajustes Anuais, redefine padrões de qualidade a serem exigidos das empresas, garante o repasse ao consumidor dos ganhos de produtividade obtidos pela empresa desde a última Revisão Tarifária Periódica e corrige eventuais desvios que possam colocar em risco o equilíbrio econômico – financeiro das empresas.

Veja o valor do reajuste na Paraíba:

  • Baixa tensão em média (ex. residências) – 6,53%
  • Alta tensão em média (ex. indústrias) – 9,09%
  • Efeito médio para o consumidor – 7,08%

Veja dicas de como economizar energia elétrica:

Trabalho e estudo em casa – ao trabalhar ou realizar atividades escolares em casa, procure um ambiente ventilado e com maior entrada de iluminação natural. Dessa forma, não será preciso manter as lâmpadas acesas durante o dia todo. Se, mesmo assim precisar acender a lâmpada, dê preferência às de LED, pois esses modelos consomem menos energia.

 
Computador – Nos intervalos do trabalho, das aulas ou até da diversão online, desligue o monitor ou ative o “modo de espera” do computador ou notebook para poupar energia.

Equipamentos novos – ao comprar um computador ou impressora novos, dê prioridade àqueles com Selo Procel. A economia ao longo do tempo vale a pena.

Luminárias – elas podem até tornar o ambiente de home office mais aconchegante, mas estão longe de ser econômicas. Por isso, evite deixá-las ligadas por muito tempo, assim como os abajures.

Aparelhos em stand-by – televisão, micro-ondas, DVD, cafeteira e outros equipamentos na tomada consomem energia. Retire-os da tomada após o uso.  (Fonte: Energisa)

Leia também:


Relacionadas