TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Deu certo

Após protesto de paraibana e petição de internautas, Spotify exclui música "Surubinha de Leve"

Muitos internautas estão insatisfeitos com o fato de o conteúdo da música fazer apologia ao estupro e à desvalorização da mulher.

Por Redação Publicado em
Surubinha de leve
Funkeiro MC Diguinho. Funkeiro MC Diguinho. Foto: Reprodução/Internet

Um internauta criou nesta quarta-feira (17) uma petição online que está ganhando cada vez mais adeptos na web, e tem a ver com um funk do cantor MC Diguinho.

No abaixo-assinado, é solicitado que o Spotify, aplicativo de streaming de música com mais usuários no mundo, retire de seu sistema a música “Surubinha de Leve”, do funkeiro citado acima. O hit está entre os mais tocados do app nos últimos dias, e já se encontra em primeiro lugar da lista de “Músicas Virais” no Brasil.

Os internautas alegam que a música tem um conteúdo que estimula a violência, o estupro e a desvalorização da mulher, entre outros aspectos que são tão criticados na sociedade nos dias de hoje. Observando a letra, é possível constatar de fato uma apologia a tudo isso em boa parte dela. Veja abaixo:

Pode vim sem dinheiro / Mas traz uma piranha, aí! Brota e convoca as puta / Brota e convoca as puta /

Mas tarde tem fervo /Hoje vai rolar suruba /Só uma surubinha de leve /Surubinha de leve /Com essas filha da puta /

Taca a bebida /Depois taca a pica /E abandona na rua /Taca a bebida /Depois taca a pica /E abandona na rua /

O texto da petição afirma que o funk é uma manifestação cultural e deve haver respeito a ele, mas se diz “triste” ao encontrar um conteúdo desse tipo. Até o fechamento desta matéria, ela contava com cerca de 14 mil assinaturas. Para conferir o abaixo-assinado na íntegra, clique aqui.

Veja o texto completo da petição criada pelo internauta Dyego B. A ser entregue ao Spotify:


"A música ‘Surubinha de Leve’, do MC Diguinho, viralizou e está no topo da lista do Spotify que reúne as músicas mais virais brasileiras. A música também chegou a entrar na lista global.

Pedimos ao Spotify Brasil que retire essa canção de seu catálogo, pois uma obra que estimula a violência e desvalorização das mulheres não merece ser divulgada ou compartilhada amplamente, sem uma devida restrição ou indicação de idade.

Em um comunicado a uma internauta, o Spotify anunciou que vai retirar a música dentro de algumas horas.

Relacionadas