TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
medidas

Após morte de general, Parlamento iraquiano aprova expulsão de tropas americanas

A medida foi aprovada depois que o general Qassim Suleimani foi morto em um ataque americano

Por Redação Publicado em
Portal t5

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Parlamento iraquiano aprovou neste domingo (5) uma resolução que pede ao governo que expulse tropas estrangeiras do Iraque e que garanta que elas não usem o território, o espaço aéreo e o aquático do país de nenhuma forma.

A medida, que afeta as tropas americanas no país, foi aprovada em meio ao agravamento de tensões na região depois que o general Qassim Suleimani, principal comandante militar iraniano, foi morto em um ataque americano a um aeroporto em Bagdá, capital do Iraque.

O general recebeu homenagem de iraquianos, que fizeram uma marcha carregando o caixão pela capital do país, Bagdá, neste sábado (4), sob gritos de "morte aos EUA". A resolução foi aprovada durante uma sessão extraordinária no Parlamento iraquiano, transmitida ao vivo pela televisão estatal e acompanhada pelo primeiro-ministro do país, Adel Abdel Mahdi.

O texto afirma que governo deve "se comprometer a revogar seu pedido de assistência da coalizão internacional que luta contra o Estado Islâmico devido ao fim das operações militares no Iraque e à conquista da vitória".

O primeiro-ministro já havia recomendado ao Parlamento que discutisse o fim da presença estrangeira no país o quanto antes."Apesar das dificuldades internas e externas que devemos enfrentar, é melhor para o Iraque", disse Mahdi.

As tropas americanas lutaram no Iraque entre 2014 e 2017 contra o Estado Islâmico e hoje somam cerca de 5.000 pessoas no país.

Leia também:

Mega-Sena não tem ganhadores no prêmio principal; veja números sorteados


Relacionadas