TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
caos na saúde pública

Após fiscalização, CRM constata irregularidades no Hospital de Trauma de João Pessoa

Conforme a fiscalização realizada na última quinta-feira (9), alguns dos problemas identificados foram pacientes próximos uns dos outros em macas, sem distinção de sexo.

Por Redação Publicado em
Trauma1 190905 185814

Após fiscalização, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) constatou problemas no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. A vistoria aconteceu devido a superlotação ocasionada pela transferência de pacientes do HTOP, em razão do encerramento de suas atividades. A conclusão do relatório foi divulgada ao PortalT5 nesta segunda-feira (13). 

Conforme a fiscalização realizada na última quinta-feira (9), alguns dos problemas identificados foram pacientes próximos uns dos outros em macas, sem distinção de sexo. O atraso nas reavaliações médicas também foi apontado como outro fator agravante da superlotação, já que isso prejudica o fluxo de pacientes (transferência e altas médicas, por exemplo).

De acordo com o diretor de fiscalização do CRM, João Alberto, não há risco de que o complexo hospitalar seja interditado porque, segundo ele, a unidade atende emergência, tornando difícil, que essa medida seja adotada.

"Foi verificado que o atual atendimento prestado no interior das salas destinadas à observação da emergência promovem, em algumas situações, infração ao código de ética médica, com comprometimento da privacidade dos pacientes, falha na prevenção de infecções especialmente pela pouca distância entre os leitos e o tipo de aspirador que estava sendo utilizado", diz um trecho do documento.

"Todos os fatores relacionados no relatório caracterizam que esta unidade hospitalar especificamente em relação às enfermarias vistoriadas, no momento, constitui um ambiente de risco para os pacientes e profissionais. Não foram registrados reclamações relativas ao atendimento em outros setores não vistoriados, nesta fiscalização, tais como pediatria, Unidade de Terapia de Queimados (UTQ), unidade de cuidados prolongados (UPG)", conclui o relatório.

Em nota enviada ao PortalT5, a secretaria de Saúde do Estado "esclarece que uma nova diretoria geral, técnica e administrativa do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena tomou posse na semana passada e está se empenhando ao máximo para organizar o fluxo de atendimentos da unidade de saúde".

Veja na íntegra:

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, esclarece que uma nova diretoria geral, técnica e administrativa do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena tomou posse na semana passada e está se empenhando ao máximo para organizar o fluxo de atendimentos da unidade de saúde. 

Geraldo Medeiros afirmou ainda que acompanhou a vistoria do Conselho Regional de Medicina - CRM, no Hospital de Trauma, onde foi observado um fluxo alto de paciente, já que a unidade de saúde é portas abertas, sendo responsável por todos os casos de média e alta complexidade da primeira macro região de saúde que inclui mais de 60 municípios.

O secretário ressaltou ainda que os funcionários passaram, em 2019, pelo Projeto Lean nas Emergências - Programa que visa Reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos do país. E que no segundo trimestre deste ano mais leitos serão construídos no Hospital.

Sobre a questão da medicação o secretário deixou claro que é algo pontual, e que a nova gestão já está trabalhando diuturnamente para resolução dos problemas citados no relatório.

Veja mais:

Delação: Livânia afirma que João Azevêdo recebia propina de R$ 120 mil por mês

Ex-prefeito é condenado por gastar R$ 100 mil com contratações de bandas


Relacionadas