TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Boqueirão

Após crise em 2017, açude na Paraíba atinge quase 71% do volume e tem comportas abertas

Abertura poderá beneficiar outro reservatório no estado.

Por Redação Publicado em
COMPORTAS BOQUEIRAO 02 06 2020
As comportas foram abertas nesta terça As comportas foram abertas nesta terça Foto: Reprodução / Pedro Honório e Evandro Pereira/Arquivo Pessoal

A cena é completamente distinta da situação registrada há três anos. Nesta terça-feira (2), as comportas do açude de Boqueirão, no Agreste da Paraíba, foram abertas. O reservatório – que é um dos principais do estado – apresenta 70,9% do volume total da capacidade.

A abertura aconteceu após autorização da Agência Nacional de Águas (ANA). Em 2017, uma crise hídrica fez com que o reservatório atingisse apenas 3% do volume, um dos mais baixos da história. A ação de hoje contemplará o Rio Paraíba e deve levar água reservatórios como o Açude Acauã, localizado entre as cidades de Aroeira e Itatuba. Acauã tem apenas 13,5% da capacidade total.

A previsão é de que as comportas sigam abertas até o dia 25 de junho distribuindo cerca de 2 mil litros por segundo. Na data em questão deve haver uma nova avaliação. O estudo que definirá se as comportas seguirão ou não abertas.

Veja também: Operação da PF identifica detento suspeito de comandar roubos a agências dos Correios na PB

CRM-PB revoga interdição de hospital em Soledade após diretoria garantir escala completa de médicos

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas