TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
2ª dose

Após ataques de abelhas, local de vacinação é alterado em João Pessoa

O local de aplicação da segunda dose da vacinação contra a Covid-19 será transferido para o Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho

Por Carlos Rocha Publicado em
0a34f887 19f9 4a27 ab83 1b3b5720e6e8

A Prefeitura de João Pessoa transferiu a vacinação da segunda dose contra a Covid-19 que estava sendo realizada no ginásio O Ronaldão, no Cristo, para a Praça do Espaço Cultural, em Tambauzinho. A mudança se deu por conta do reaparecimento de abelhas, pela segunda vez consecutiva, em menos de 24h. Como ocorreu na segunda-feira (8), a vacinação teve que ser suspensa para garantir a integridade física da equipe da Secretaria de Saúde, bem como o público prioritário da vacinação.

Só nesta quarta, a vacinação no Espaço Cultural começa às 10h e segue até 17h. A partir da quinta-feira, imunização no local volta ao horário normal, das 9h às 17h. Lembrando que nesse ponto são aplicadas a segunda dose da vacina para idosos e trabalhadores de saúde.  “Não podemos comprometer o processo de imunização. E como o surgimento desses insetos não depende de nós, decidimos mudar o local”, argumentou a diretora de Vigilância à Saúde da Capital, Alline Grisi.

Nas duas ocorrências, o Corpo de Bombeiros foi acionado para vistoriar a área e encontrar a colmeia, para fazer o controle da população de abelhas. Na noite de segunda, os bombeiros estiveram no ginásio, mas as abelhas haviam migrado. Só que no início da tarde desta terça-feira (9), elas surgiram novamente.

De acordo com o capitão Jeferson, do Corpo de Bombeiros, são abelhas da espécie italianas e foram identificadas pelo menos três colmeias. “Elas estão em local de difícil acesso - nas frestas do alto da marquise e no teto do prédio - e não podem ser retiradas a qualquer momento”, observou.

Segundo o militar, o trabalho para eliminar às colmeias só pode ser realizado no turno da noite, período em que as abelhas estão mais calmas. “Não será fácil e devido a altura do prédio temos que usar um caminhão munck, uma espécie de guindaste hidráulico para movimentação e içamento”, argumentou.

Origem - A abelha italiana é social e originária do Sul da Europa. As operárias medem de 12 mm a 13 mm de comprimento e apresentam faixas amarelas nos segmentos abdominais. Elas são adaptáveis aos climas temperados e subtropicais.

Locais de vacinação – O trabalho de vacinação contra a Covid-19 está sendo executado em 15 postos de atendimento montados pela Prefeitura de João Pessoa em ginásios de escolas.  No sistema drive thru, os pontos são os estacionamentos dos shoppings Mangabeira e Manaíra (1ª dose para idosos e profissionais de saúde) e agora no Espaço Cultural (2ª dose para idosos e trabalhadores de saúde).

Leia também:

Governo quer pagar novo auxilio emergencial ainda em março

Revalida: Inep divulga resultado das análises de recursos

Mulher é morta a tiros e facadas; ex-marido é suspeito

Supermercado oferece vagas de emprego em João Pessoa


Relacionadas