Brasil

Apenas programas de Lula e Marina citam apoio a museus no Brasil

Dos programas presidenciais registrados no TSE, apenas os do PT e da Rede mencionaram falaram em preservar o patrimônio cultural em museus

Publicado em 03/09/2018 20:23 Atualizado em 26/11/2020 06:24
logo
Por Redação Portal T5
Apenas programas de Lula e Marina citam apoio a museus no Brasil

Dos 13 programas presidenciais registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas o da candidata Marina Silva (Rede) e do ex-presidente Lula (PT) apresentaram menções diretas a projetos relacionados à preservação do patrimônio cultural em museus do Brasil.

De acordo com um levantamento feito pela revista “Galileu”, o programa de governo de Marina diz o seguinte: "A política de preservação do patrimônio abrange o patrimônio natural e o conhecimento científico. Nos comprometemos a oferecer condições de funcionamento a museus, arquivos e bibliotecas; valorizar os registros escritos, sonoros e visuais de tradições orais e da produção contemporânea; e realizar tombamentos, a preservação e revitalização ambiental".

Já no programa do PT, Lula afirma o seguinte: "Retomaremos de forma ativa as políticas para o patrimônio e museus através do IPHAN e do IBRAM. Essas duas instituições serão dotadas das condições para que conduzam iniciativas amplas e diversificadas de proteção e promoção do patrimônio cultural e de fortalecimento da política nacional de museus. Também a Biblioteca Nacional, a Fundação Cultural Palmares e a Casa de Rui Barbosa devem receber investimentos proporcionais à sua imensa importância para memória, pesquisa e acervo da cultura brasileira."

A discussão acerca de investimentos em museus veio à tona após o incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro. O local vinha sofrendo há anos com a falta de investimentos por parte do Governo Federal.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar