TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Veja quem são os vilãos

Aparelhos elétricos consomem mais energia em dias quentes?

Variação de consumo de eletrodomésticos pode impactar na conta de luz, mesmo sem mudar hábitos

Por Renata Nunes Publicado em
Conta energisa energia
(Foto: Divulgação)

Em dias de calor, nada como um cômodo bem refrigerado pelo ar-condicionado ou uma bebida super gelada. Mas, esses equipamentos que trazem boas soluções para diminuir a sensação de calor e amenizar o desconforto das altas temperaturas têm um funcionamento diferente em dias de calor intenso. Isso porque, em dias mais quentes, eles precisam trabalhar mais para manter desempenho semelhante aos dias mais frescos. 

Na prática, isso que dizer que o consumo de energia desses equipamentos aumenta em dias de calor intenso. No caso da geladeira, isso se explica pela troca de ar frio com o ambiente externo. Já o ar-condicionado, em dias de calor intenso, consome mais energia para manter o ambiente numa temperatura de 22°, por exemplo, do que gastaria nos dias em que o clima está mais ameno. Ou seja, mesmo sem perceber e sem mudar hábitos, o gasto com consumo de energia elétrica pode subir nos dias mais quentes. 

“Mesmo que uma pessoa mantenha os hábitos, cada vez que a porta da geladeira é aberta, o ar quente externo entra, fazendo com que o compressor necessite “trabalhar mais” para garantir que o interior da geladeira permaneça refrigerado na temperatura desejada”, avalia Carla Petrucci, especialista em Eficiência Energética da Energisa.

Carla reforça, ainda, que, para evitar o consumo excessivo, é importante que os equipamentos e sistemas elétricos estejam devidamente dimensionados para cada local específico, seguidos das melhores recomendações de instalação. Além dessa dica, a especialista Carla Petrucci cita diversos outros pontos fundamentais para economizar energia o ano inteiro. Confira, abaixo:

- Busque, sempre que possível, comprar equipamentos com selo do Programa Brasileiro de Etiquetagem, preferencialmente classe A, pois são energeticamente mais eficientes;  

- O aparelho de ar-condicionado deve ser comprado com o correto dimensionamento para o ambiente a ser utilizado. Quanto maior o ambiente, mais potente precisa ser o aparelho; 

- Se o equipamento for antigo, dê preferência pela substituição de um equipamento novo, com maior eficiência; 

- Instale sua geladeira longe de locais ou equipamentos de aquecimento como forno elétrico, fogão, churrasqueira e micro-ondas;  

- Realize a instalação do equipamento preferencialmente fora do alcance da irradiação solar direta; 

- Não desligue o equipamento à noite para ligá-lo na manhã seguinte;

- Verifique constantemente se a vedação do equipamento está em boas condições. 
 Para verificar se a borracha da sua geladeira ou freezer está vedada corretamente, Carla Petriccu dá uma dica: “Pegue uma folha de papel e coloque-a entre a porta da geladeira e a borracha, fechando a porta da geladeira sobre a folha, de forma que o papel fique preso. Puxe a folha e, se ela sair sem resistência, é sinal de que a borracha da geladeira não está vedando corretamente. Nesse caso, o indicado é que seja feita a manutenção”, conclui. 


Relacionadas