TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
processo

Anvisa recebe pedido de registro definitivo da vacina de Oxford

Processo de avaliação dura até 60 dias

Por Carlos Rocha Publicado em
Câmara aprova projeto que amplia categorias prioritárias na vacinação
Câmara aprova projeto que amplia categorias prioritárias na vacinação (Foto: Reprodução/ YouTube - SBT Jornalismo)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou nesta sexta-feira (29) que recebeu o pedido de registro definitivo da vacina produzida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica britânica AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O pedido de registro definitivo é diferente da autorização de uso emergencial, que já foi obtida pelo consórcio. Enquanto, no último, a imunização pode ser feita apenas em grupos específicos, na permissão definitiva o grupo responsável pelo imunizante pode vacinar qualquer indivíduo e comercializar o produto.

Enquanto a autorização emergencial teve sua análise realizada em cerca de 10 dias, o registro definitivo tem um processo de avaliação mais longo, de até 60 dias. Em comunicado, a agência declarou que buscará concluir o procedimento em menos tempo.

“Devido ao estágio das avaliações já realizadas, buscando superar os prazos legais estabelecidos, a Anvisa manterá total prioridade na análise para fins de concluir o processo no menor tempo possível”, diz a nota da agência.

Como a Anvisa adotou uma dinâmica contínua, o consórcio Oxford/AstraZeneca e a Fiocruz já vem apresentando documentações sobre a vacina. O primeiro pacote de informações foi entregue à agência reguladora em outubro do ano passado.

Depois de entregar 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca importadas da Índia, a Fiocruz aguarda a chegada de lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produzir novos lotes. A perspectiva da fundação é que sejam fabricadas até 50 milhões de doses até abril e 100,4 milhões até julho deste ano.

Leia também:

Mãe de Fiuk responde à versão de música criada por Glória Pires

Defensoria Pública da Paraíba tem 130 vagas de trabalho; veja como concorrer

BBB21: Karol Konká teria feito comentários xenofóbicos contra paraibana; web reage

Paralisação dos caminhoneiros: veja como será o ato na Paraíba


Relacionadas