TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Encaminhamentos

Anvisa aprova uso definitivo de vacina da Pzifer; é o primeiro registro do Brasil

"O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas", diz o comunicado.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Vacina da Pfizer tem registro aprovado
Vacina da Pfizer tem registro aprovado (Imagem: Reprodução / RTC)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (23) o pedido para registro definitivo da vacina produzida em parceria pela Pfizer e Biontech contra a Covid-19.

Trata-se da primeira autorização desse tipo a um imunizante no Brasil e em toda América Latina. Em resumo, a autorização permite que a farmacêutica comercialize as doses para aplicação em massa.


Vale ressaltar que duas vacinas estão em vigor no país: CoronaVac e Oxford/AstraZeneca. Contudo, está aprovado apenas o uso emergencial. Apesar do registro e autorização, o Ministério da Saúde não apresentou a previsão de compra das doses.

Confira o comunicado oficial da Anvisa

"Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas.

O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro.Esperamos que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas.Esse é o nosso compromisso."

Diretor-presidente Antonio Barra TorresEntre as autoridades de referência pela Organização Pan-Americana da Saúde OPAS), a Anvisa é a primeira a conceder o registro de uma vacina Covid-19, com 7 (sete) locais de fabricação certificados, refletindo a dedicação, planejamento e compromisso da Agência com o combate a pandemia.

O registro abre caminho para a introdução no mercado de uma vacina com todas as salvaguardas, controles e obrigações resultantes dessa concessão. Diretora Meiruze Freitas.

Veja também:

BBB 21

Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!


Relacionadas