Brasil

Anvisa aprova uso de antiviral para tratamento da covid-19

Remdesivir é o primeiro medicamento a ter recomendação para pacientes com o novo coronavírus no Brasil.

Publicado em 12/03/2021 10:39 Atualizado em 12/03/2021 11:11
logo
Por Redação Portal T5
Anvisa aprova uso de antiviral para tratamento da covid-19

(Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (12) a recomendação do antiviral remdesivir para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, tornando-se o primeiro medicamento para uso no tratamento da covid-19 no Brasil.

O debate do uso do medicamento no mundo, no entanto, ainda gera debates. Mesmo sendo aprovado nos Estados Unidos pela FDA (Food and Drug Administration, órgão equivalente à Anvisa) e usado pelo ex-presidente Donald Trump com orientação de sua equipe médica, o remdesivir é desaconselhado para tratamento de pacientes hospitalizados desde novembro pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que afirmou que não há comprovação ou evidência de sua eficácia contra o novo coronavírus.

"O remdesivir tem recebido atenção mundial como um tratamento potencialmente eficaz para casos graves de Covid-19 e é cada vez mais usado para tratar pacientes hospitalizados. Mas seu papel na prática clínica permanece incerto", disse a organização, acrescentando que o medicamento "não tem efeito significativo na mortalidade ou em outros resultados importantes para os pacientes, como a necessidade de ventilação mecânica ou o tempo de melhora clínica".

Leia também:

Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play