TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
mentiroso compulsivo

Anitta, Gui Araújo e Jade Picon | Saiba mais sobre mitomania

Por Carlos Rocha Publicado em
Anitta, Gui Araújo e Jade Picon | Saiba mais sobre o que é mitomania
Anitta, Gui Araújo e Jade Picon | Saiba mais sobre o que é mitomania (Foto: Reprodução)

Após a grande repercussão de falas de Gui Araújo dentro do confinamento de 'A Fazenda 13', Anitta, que já teve um romance com o modelo, sem citar nomes, comentou o episódio e sugeriu que o peão teria uma doença comportamental chamada mitomania. É uma condição psicológica em que a pessoa possui uma tendência compulsiva por mentir, sem que exista outro transtorno psicológico ou demência, por exemplo.

Em seu texto, no Twitter, Anitta publicou o trecho de um site que explica o que é o transtorno e disse que se relacionaou com alguns mitômanos. Ela partiu em defesa de Jade Picon afirmando que provavelmente ela não teria traído João Guilherme com Gui, como a fala do peão sugeriu.

Tudo começou durante uma conversa entre Gui, Sthe Matos e Dynho na casa da árvore na última semana. Na ocasião, respondendo a uma pergunta, Gui teria indicado que teria um "romance proibido" e que seria com Jade Picon. Vale lembrar que Gui é um grande amigo tanto da família de Jade quanto de João Gulherme. João e Jade terminaram o namoro recentemente.

Já na festa de 'A Fazenda", na última sexta-feira (22), Gui Araújo deu mais detalhes sobre o "romance proibido" em conversa com o MC Gui. Ele teria afirmado que esteve com Jade quando ela ainda namorava o amigo, João Guilherme.

Não demorou para que tanto João quanto Jade fossem alvos dos internautas que questionaram, criticaram e repercutiram a história. Ambos se pronunciaram, inclusive o irmão de Jade que chegou a mencionar que Gui estaria sob algum efeito do confinamento.

Comentando toda a história, Anitta fez a revelação acercada mitomania. Afinal, doque se trata esse transtorno?

Uma das grandes diferenças do mentiroso esporádico ou tradicional para o mitômano, é que, no primeiro caso, a pessoa mente para ter proveito ou tirar vantagem em alguma situação, enquanto o mitômano mente com o objetivo de aliviar alguma dor psicológica.

Nos casos de mitomania, o ato de mentir é praticado para que a pessoa se sinta confortável com a própria vida, pareça mais interessante ou tenha assuntos que se encaixem em um grupo social na qual ela não se sente capaz de entrar. O problema, frequentemente, prejudica a vida de quem o apresenta, pois sentimentos de culpa e vergonha por enganar os outros ou de medo em ser descoberto são constantes.

Para perceber se uma pessoa é mitômana, é possível observar alguns sinais como: o mitômano sente culpa ou medo de ser descoberto; as histórias tendem a ser muito felizes ou muito tristes; conta grandes casos sem motivo aparente ou ganho; respondem de forma elaborada a perguntas rápidas; fazem descrições extremamente detalhadas dos fatos; as histórias o fazem parecer herói ou a vítima e, muitas vezes, repetem versões diferentes das mesmas histórias.

Tratamento

O tratamento da mitomania é feito por meio de sessões psiquiátricas e psicológicas, nas quais o profissional que acompanha o caso ajuda a pessoa a entender quais são os motivos que levam à criação das mentiras. Busca-se esclarecer e entender o porquê desta vontade surgir para que o paciente possa iniciar uma mudança de hábitos. Em alguns casos, cabe também cabe o tratamento com antidepressivos e ansiolíticos.


Relacionadas