TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
aumento de imposto

ANEEL quer nova taxação para energia solar

Para quem já tem painéis solares, a nova regra começaria a valer à partir de 2030.

Por Redação Publicado em
ENERGIA SOLAR 19 08

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estuda autorizar aumento nos encargos para quem produz a própria energia solar. Empresários do setor temem que medida inviabilize o investimento em energia limpa e sustentável.

Por meio de uma consulta pública, a ANEEL estuda aumentar os encargos pagos por clientes que produzem energia por placas solares e pretendem assim, ficar com até 60% da energia produzida pelo cliente como remuneração pelo uso da rede.

Com o sistema atual, quem tem placas solares, ao produzir energia manda para a rede de distribuição e recebe a mesma quantidade, acabando com o gasto de energia elétrica, mas caso as novas taxas passam a valer o cliente terá de pagar pelo uso da rede de distribuição.

Para quem já tem painéis solares, a nova regra começaria a valer à partir de 2030. Novos usuários entrariam nesta nova norma em 2020. Empresários e associações de energia solar pretendem pediu um novo prazo para a população opinar sobre a alteração nas regras e acredita que a mudança é "um enorme desincentivo para investir em energia limpa" afirma Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar.

De acordo com a agência reguladora, os consumidores que produzem energia solar, chamada de geração distribuída, usam a rede da concessionária e pagam menos encargos por isso.

Veja também:

Justiça acaba com festa em casa usada para exploração sexual de menores

SBT


Relacionadas