TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
educação

Alunos de escolas públicas da PB pedem adiamento do Enem 2020

Aqueles estudantes que sequer tem acesso ao computador ou então que não possui internet em casa estão lutando pelo adiamento da prova do Enem, que teve seu calendário mantido

Por Redação Publicado em
Rsz detran

Os estudantes tanto da rede pública quanto da privada estão tendo que se adaptar para não atrasar os estudos. Nesse momento, existe um problema maior. Aqueles estudantes que sequer tem acesso ao computador ou então que não possui internet em casa estão lutando pelo adiamento da prova do Enem, que teve seu calendário mantido.

Em meio a pandemia do coronavírus, o Ministério da Educação manteve o calendário do Enem 2020. As inscrições vão até o próximo dia 22 de Maio e as provas estão previstas para novembro deste ano. Diante de tudo que estamos enfrentando, a rotina mudou para os estudantes. Aulas suspensas, férias antecipadas e retorno às atividades através de aulas online e uma necessidade enorme de ter acesso à tecnologia em casa.

Prefeitura de Patos anuncia medidas mais restritivas e não descarta 'lockdown'

A rede particular de ensino tá se esforçando para reduzir ao máximo os prejuízos acadêmicos. Uma realidade bem diferente é enfrentada pelos alunos da rede pública de ensino. Muitos não tem em casa os recursos necessários para manter a qualidade dos estudos.

"Bastante difícil para a gente não ter o privilégio de ter o computador de qualidade, um celular de qualidade, ter professores à disposição para nos ajudar", disse um aluno.

Sem aulas presenciais, uma outra aluna da rede pública relatou que a maior dificuldade é a falta de recursos para seguir os estudos em casa, com qualidade, diferente dos alunos de escola particular.

Procon flagra lojas de serviços não essenciais abertas e funcionando em Campina Grande

"Nós não temos vídeo aulas diárias e nem temos uma plataforma onde os professores disponibilizam aulas todos os dias e nos acompanham todos os dias, nos dando revisão para o ENEM. Para que nós, de comunidades carentes, também viremos médicos, doutores, para tornar o Brasil um país melhor, precisamos de condições mínimas", desabafou.

De acordo com os professores das escolas públicas, essas são questões pessoais dos alunos e se consegue resolver pedagogicamente. Segundo censo da educação de 2019, na Paraíba, mais de 6 milhões de alunos estão matriculados no ensino médio da Rede Pública. São milhões de jovens paraibanos que, muitas vezes, não contam com os privilégios de acesso à tecnologia. Para eles, o ano de 2020 está perdido em uma saída seria o adiamento do Enem.

Leia Mais: Secretário alerta sobre penalidades a quem descumprir medidas de isolamento em João Pessoa

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas