TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Em São Paulo

Alunas paraibanas são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Geografia

Evento foi organizado pela Unicamp, em São Paulo.

Por Redação Publicado em
ALUNAS PARAIBANAS 21 10
Elas fizeram uma ótima prova e se destacaram entre representantes dos demais  estados brasileiros Elas fizeram uma ótima prova e se destacaram entre representantes dos demais estados brasileiros Foto: Reprodução / Internet

A Paraíba agora é medalhista da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e de Ciências da Terra. As alunas da 1ª série do Ensino Médio do colégio GEO Tambaú, Bruna Camilly, Danielly Satyro e Letícia Marques, que foram campeãs estaduais da OBG, participaram, no último sábado (19) da etapa nacional da competição, no campus da Unicamp, em Campinas, São Paulo, e trouxeram uma medalha de Prata e duas de Bronze.

As alunas do GEO foram as competidoras mais jovens da edição, fato que surpreendeu outras equipes e até a organização do evento, visto que a maioria dos estudantes participantes da etapa nacional foram alunos de 3ª séries do Ensino Médio. O GEO foi a única escola privada do Estado a classificar alunos para a etapa nacional.

Segundo o professor de Geografia do GEO, Carlos Campos, que acompanhou as alunas na OBG, a prova foi dividida em duas etapas, sendo uma individual e outra em equipe. Elas fizeram uma ótima prova e se destacaram entre representantes dos demais  estados brasileiros, estudantes em sua maioria do 3º ano – mas também tiveram participantes da 2ª série – que já viram todo o conteúdo abordado na prova da OBG em sala de aula.

“A prova individual, elas tiraram de letra. Acharam até fácil. Já a segunda etapa, que foi em equipe, teve uma carga maior, mas elas também se saíram muito bem”, comentou Carlos Campos, feliz e orgulhoso da classificação de suas alunas. “Elas eram a única equipe formada por estudantes de 1ª série. São vencedoras só de chegarem à etapa nacional. As medalhas foram méritos pela dedicação aos estudos e o aporte do colégio”, avaliou o professor.

Letícia Marques, uma das medalhistas do GEO, falou da conquista e da experiência que, sem dúvida, marcou sua vida e de suas amigas, que em 2020 vão para disputa do Ouro. “Agregou muito a experiência, Não só no que se refere ao conhecimento de Geografia, mas viajar para fazer a prova, conhecer a Unicamp e outros participantes da olimpíada. Foi incrível”, disse Letícia, acrescentando que a prova em equipe demandou mais delas, mas que tudo deu certo no final.

“Estamos muito felizes porque conseguimos realizar tudo e conseguimos sair medalhistas, vencendo alunos de 3º anos de outros estados, o que surpreendeu muita gente lá”, comentou Letícia. “Se esse ano nos destacarmos e conseguimos medalhas, ano que vem vamos para trazer o Ouro”, destaca ela.

Bruna Camilly, Danielly Satyro e Letícia Marques viajaram na sexta-feira (18) e voltaram para João Pessoa no domingo (20). O GEO foi a única escola privada do estado a classificar alunos para a etapa nacional e deu todo o suporte estrutural para a participação das alunas e do professor de Geografia, Carlos Campos, na OBG, custeando passagens e hospedagem do grupo.

Primeira vez que o GEO participa

A OBG é uma olimpíada científica para estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio que, divididas em equipes de três pessoas, submetem-se às provas, neste caso, elaboradas pela Unicamp.

O GEO nunca havia inscrito alunos para essa modalidade. Em 2019, quando o GEO resolveu participar, a competição rendeu um total de 25 alunos medalhistas na fase estadual em suas duas unidades (Tambaú e Sul), conquistando seis medalhas de Ouro, 11 de Prata e 8 de Bronze.

No pódio da Paraíba a equipe de meninas da 1ª série, formada por Bruna Camilly, Danielly Satyro e Letícia Marques, conseguiu a maior nota entre as medalhas de Ouro, por isso elas foram classificadas para a etapa nacional.

A OBG em sua etapa nacional é feita com uma prova presencial individual e outra em equipe abordando a Geografia em sua totalidade, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana.  Além dela, também teve a Olimpíada de Ciências da Terra, na qual aborda a Geografia Física, especificamente, no tocante a geomorfologia, climatologia, biogeografia, hidro geografia e geocartografia.


Relacionadas