TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Xenofobia

Além do governador, fala de Antônia Fontenelle é rebatida por outros políticos da PB

Blogueira usou um termo ligado à Paraíba de forma pejorativa.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Antônia Fontenelle
Antônia Fontenelle (Imagem: Reprodução / Instagram)

Após as declarações xenofóbicas realizadas pela influenciadora digital Antônia Fontenelle repercutirem em todo país, políticos da Paraíba foram às redes sociais repudiar o gesto. Ao se posicionar com veemência às agressões do DJ Ivis contra a esposa, Pamella Holanda, Fontenelle criou e usou o termo ‘paraibada’ para se referir a alguém que comete um crime ou algum erro grave.

Contudo, associar um termo ligado ao estado e povo paraibano a algo ruim foi considerado como xenofobia por muitos internautas. “Esses paraíbas fazem um pouquinho de sucesso e acham que pode tudo. Amanhã vou contatar as autoridades do Ceará para entender porque esse cretino não foi preso”, escreveu Fontenelle em um comentário. Contudo, após a primeira sessão de de respostas negativas ao que havia escrito ela gravou um vídeo – onde piorou a situação. Segundo as palavras dela, estava se referindo a quem faz ‘paraibada‘.

Em resposta no Twitter, o governador João Azevêdo escreveu: “As portas da Paraíba estão sempre abertas para todos e todas que quiserem vir conhecer nosso estado e aprender um pouco sobre nossa cultura e nossas tradições. Vão descobrir que uma coisa que não falta aqui é respeito e educação. Só não aceitamos expressões xenofóbicas porque preconceito e intolerância aqui não têm vez. A gente tem muito orgulho da nossa terra e da nossa gente. Somos todos Paraíba”.

Outros políticos também se posicionara. Pelo Instagram stories, a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) afirmou: “Não é necessário cometer xenofobia para denunciar uma agressão! Assim como a violência é intolerável, o preconceito também é, seja ele do tipo que for. Frases como essa que você usou afora são de estremo mal gosto, e generalizam um povo que tem justamente sua história marcada pela luta pela igualdade, principalmente das mulheres”.

“Utilizar o termo “Paraíba...” para se referir de forma ofensiva a uma pessoa reflete o preconceito que ainda está enraizado em algumas regiões do nosso país. Infelizmente, mesmo com todos os avanços pelos quais passamos nos últimos anos, situações de preconceito e xenofobia contra o nosso estado ainda existem, e isso inclui não somente agressões físicas, mas discursos de ódio proferidos através das mídias sociais, como o da apresentadora Antônia Fontenelle, que utilizou o termo “essa paraibaba" de forma pejorativa”, escreveu o deputado federal Damião Feliciano (PDT).

O deputado Julian Lemos (PSL) disse: "sem querer entrar em polêmicas por polêmicas eu venho aqui me posicionar sobre uma fala no mínimo infeliz da apresentadora Antônia Fontenele. Sei muito bem o que é isso de perto, não tenho ela como uma pessoa má, até me parece uma pessoa sincera, mas que deve rever seus conceitos e seu vocabulário, pois nós paraibanos tá terra de Augusto dos Anjos, Bráulio Tavares, Ariano Suassuna, Assis Chateaubriand, Pedro Américo, Epitácio Pessoa, Félix Araújo e por aí vai, sou Paraíba com muito orgulho, e disso não irei aceitar".

"Em respostas aos ataques xenofóbicos que meu povo paraibano sofreu hoje: "Não troco meu 'OXENTE' pelo 'Ok' de ninguém" - Ariano Suassuna", escreveu o deputado Efraim FIlho (DEM).

[[embed]]


Relacionadas