TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saudosos

Além de Gilberto Braga, relembre 40 artistas que nos deixaram em 2021

Tarcísio Meira, Paulo José, Sérgio Mamberti, Eva Wilma também fazem parte da lista de grandes artistas que nos deixaram este ano

Por Carlos Rocha Publicado em
Além de Gilberto Braga, relembre 40 artistas que nos deixaram em 2021
Além de Gilberto Braga, relembre 40 artistas que nos deixaram em 2021 (Foto: Reprodução)

O ano de 2021 não tem sido fácil para a arte brasileira. Nos últimos meses perdemos grandes nomes do teatro, cinema e televisão. Agora é hora de dar adeus ao novelista Gilberto Braga, que morreu na noite desta terça-feira (26), aos 75 anos. Ele era autor de telenovelas consagradas e marcantes como "Vale Tudo" e "Paraíso Tropical".

Tarcísio Meira, Paulo José, Sérgio Mamberti, Eva Wilma também fazem parte da lista de grandes artistas que nos deixaram este ano. Em 2021, também perdemos icônicos nomes na música, como o baterista dos Rolling Stones, Charlie Watts e o sambista carioca, Nelson Sargento.

Preparamos uma lista para relembrar artistas e notáveis que nos deixaram em 2021, porém se eternizaram através de tudo o que proporcionaram ao mundo através do seu trabalho e sua arte.

1. Luis Gustavo - Vavá, do 'Sai de Baixo', Victor Valentin, de 'Ti-Ti-Ti', o inesquecível Mario Fofoca. Foram muitos os personagens marcantes ao longo dos mais de 45 anos de carreira de Luis Gustavo. O ator tratava de um câncer de intestino e morreu no dia 19 de setembro, aos 87 anos.

2. Sergio Mamberti - Sérgio Mamberti era ator, diretor, produtor, autor e artista plástico. Ele morreu aos 82 anos de falência múltipla de órgãos. Sérgio é um grande nome da arte brasileira e eternizou personagens como o mordomo Eugênio, em 'Vale Tudo', e o Dr. Victor, no Castelo Rá-Tim-Bum.

3. Tarcísio Meira - O ator Tarcísio Meira morreu aos 85 anos, vítima da Covid-19, no dia 12 de agosto. O ator tinha sido internado no hospital Albert Einstein no dia 6 de agosto, com complicações da doença. Tarcísio sempre foi considerado um dos grandes astros da teledramaturgia brasileira. Em entrevista ele falou do casamento com a atriz Glória Menezes- Os dois são um dos casais mais queridos da TV brasileira e estavam juntos há 59 anos. "Não tem muita fórmula. É muito amor. Tivemos a sorte de termos nos encontrado," contou o astro numa entrevista.

4. Paulo José - 2021 tem sido um ano difícil para a dramaturgia brasileira. No dia 11 de agosto, o país perdeu outro grande nome da TV, do cinema e também dos palcos. Paulo José era ator e diretor e morreu aos 84 anos em decorrência de uma pneumonia.

5. Zé Maranhão - O senador Zé Maranhão ficou internado 72 dias e morreu em fevereiro de 2021, após complicações ocasionadas pela Covid-19. O parlamentar tinha 66 anos de vida pública e deixou esposa e três filhos. José Targino Maranhão nasceu em Araruna no dia 6 de setembro de 1933. Foi governador da Paraíba por três mandatos e teve mais de 55 anos de vida pública dedicados ao estado.

6. Paulo Gustavo - O humorista e ator faleceu no dia 4 de maio, aos 42 anos, em decorrência de complicações relacionadas à Covid-19. O astro da franquia de filmes 'Minha Mãe é Uma Peça' deixou o marido, o dermatologista Thales Bretas, e os dois filhos, os gêmeos Romeu e Gael, gerados por barriga de aluguel.

7. Eva Wilma - No dia 15 de maio, a atriz faleceu aos 87 anos, vítima de um câncer no ovário. Nascida em São Paulo, a dama das novelas dispensa apresentações, colecionando papéis icônicos, a exemplo das gêmeas Ruth e Raquel na primeira versão de 'Mulheres de Areia'. A veterana também é muito lembrada como a Maria Altiva de 'A Indomada' e a Marietta Berdinazzi de 'O Rei do Gado', além de muitos outros grandes trabalhos.

8. Artur Xexéo - No dia 27 de junho, o jornalista e escritor Artur Xexéo morreu aos 69 anos, vítima de complicações relacionadas ao câncer. O colunista do O Globo e comentarista do 'Estúdio I', programa da GloboNews, teve diagnóstico de um linfoma de não hodginks das células T. Ele chegou a fazer a primeira sessão de quimioterapia, mas passou mal e acabou tendo uma parada cardiorrespiratória. Em 2015, Xexéo passou a fazer parte da transmissão ao vivo da premiação do Oscar pela Globo, ocupando o posto que pertencia ao ator José Wilker.  O autor escreveu quatro livros - 'Janete Clair: A Usineira de Sonhos' (1996), 'Liberdade de Expressão' (2003), 'O Torcedor Acidental' (2010) e 'Hebe: A Biografia' (2017) - além dos musicais 'A Garota do Biquíni Vermelho' (2010), 'Nós Sempre Teremos Paris' (2012), 'Cartola – O Mundo é um Moinho' (2016) e a adaptação do espetáculo americano 'A Cor Púrpura' (2019).

9. Agnaldo Timóteo - O cantor faleceu aos 84 anos, no dia 3 de abril de 2021. De acordo com o G1, médicos acreditam que o artista foi infectado pelo vírus no intervalo entre a primeira e a segunda doses da vacina. Ele chegou a tomar a segunda dose, no dia 15 de março, dois dias antes de ser internado.

10. João Acaiabe - Famoso como o Tio Barnabé, do 'Sítio do Picapau Amarelo' e o chefe Chico de 'Chiquititas', o ator João Acaiabe morreu no dia 31 de março, aos 76 anos, vítima da Covid-19. O artista também é lembrado por participações nas novelas 'Eterna Magia' e 'Segundo Sol'.

11. Kleber Lopes - Conhecido como o personagem Rick Marcos no programa 'A Praça é Nossa", do SBT, o ator e humorista brasileiro morreu aos 39 anos, no dia 7 de março, em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca ocasionada por complicações provocadas pela Covid-19.

12. Bruno Covas - O prefeito de São Paulo, que morreu em 16 de maio, aos 41 anos, lutava contra o câncer desde 2019. Covas, que foi reeleito para um segundo mandato, deixou o filho Tomás, de 15 anos.

13. Genival Lacerda - O cantor faleceu no dia 7 de janeiro, aos 89 anos. O artista estava internado na UTI desde o dia 30 de novembro, quando foi diagnosticado com pneumonia em decorrência da Covid-19. A notícia da morte do ícone da música nordestina foi dada pelo filho, Genival Lacerda Filho, em uma breve mensagem: "Painho faleceu", disse ele no Stories do Instagram. Nascido em Campina Grande, Paraíba, o artista é conhecido por vários sucessos, entre eles, 'Severina Xique Xique', 'De quem é esse jegue?' e 'Radinho de Pilha'.

14. Mabel Calzolari - No dia 22 de junho, a atriz Mabel Calzolari morreu com apenas 21 anos. A artista, que fez participação em 'Orgulho e Paixão' (2018), novela da Globo, sofria de aracnoidite, inflamação que ocorre na aracnoide, uma das membranas que circundam os nervos da medula espinhal. Após descobrir essa doença rara, Mabel passou por cirurgias e compartilhou sua luta com seguidores nas redes sociais. Ela deixa um filho de quase dois anos, fruto do seu relacionamento com o ator João Fernandes.

15. Michael K. Williams - O ator, mais conhecido pelo papel de Omar Little na série 'A Escuta' ('The Wire'), foi encontrado sem vida, no apartamento onde morava em Nova York, no dia 6 de setembro.

16. Nelson Sargento - Vítima da Covid-19, o sambista carioca morreu aos 96 anos, no dia 27 de maio. Sargento era presidente de honra da Estação Primeira de Mangueira e autor de sucessos como 'Agoniza, Mas Não Morre'.

17. Charlie Watts - O icônico baterista da banda britânica Rolling Stones morreu no dia 24 de agosto, aos 80 anos.

18. Brian Travers - O saxofonista e um dos fundadores da banda britânica UB40 nos deixou no dia 22 de agosto. Ele tinha 62 anos.

19. Johnny Solinger - O ex-vocalista da banda Skid Row morreu no dia 26 de junho, aos 55 anos. A notícia foi confirmada pela página oficial da banda algumas semanas após o roqueiro revelar diagnóstico de insuficiência hepática.

20. Gerd Müller - O astro do futebol alemão, autor do gol que deu a Copa do Mundo à Alemanha em 1974, morreu, aos 75 anos, no dia 15 de agosto.

21. Dennis Thomas - Um dos fundadores do grupo 'The Kool and the Gang', também conhecido como "Dee Tee", morreu no dia 7 de agosto, aos 70.

22. Ray Reyes - Ex-integrante do grupo Menudo, o cantor porto-riquenho morreu aos 51 anos, em 1º de maio.

23. Helen McCrory - Famosa pela série 'Peaky Blinders' e a franquia 'Harry Potter', a atriz britânica morreu em 16 de abril, aos 52 anos, após luta contra um câncer, anunciou o marido, o ator Damian Lewis.

24. Príncipe Philip - O marido da Rainha Elizabeth II morreu em 9 de abril, aos 99 anos, de causas naturais.

25. Paul Ritter - Em 5 de abril, morreu o ator britânico, aos 54 anos. Ritter era famoso pela franquia 'Harry Potter' e a série 'Chernobyl'.

26. Jessica Walter - Conhecida pelo papel de Lucille Bluth na comédia 'Arrested Development', a atriz morreu em 24 de março, aos 80 anos de idade.

27. Tuane Rocha - O corpo da musa da escola de samba São Clemente foi encontrado sem vida em 16 de março por familiares. Segundo o laudo do IML, Tuane morreu de causadas naturais, vítima de uma embolia pulmonar fulminante. Ela tinha 38 anos.

28. Zezinho Corrêa - O cantor da banda Carrapicho morreu de Covid-19, aos 69 anos, em 6 de fevereiro.

29. Charles Grodin - O ator de 'Beethoven' (1992) nos deixou em 8 de maio. Grodin tinha 86 anos.

30. Norman Lloyd - O ator, produtor e diretor, que trabalhou com gente como Orson Welles, Alfred Hitchcock e Charlie Chaplin, morreu em 11 de maio. Lloyd tinha 106 anos.

31. Tawny Kitaen - A atriz e modelo dos anos 1980, que apareceu em vários clipes da banda Whitesnake, morreu no dia 7 de maio, aos 59 anos.

32. Olympia Dukakis - Vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por 'Feitiço da Lua' (1987), Olympia Dukakisnos deixou no dia 1º de maio, aos 89 anos.

33. Ned Beatty - Conhecido por seus papeis nos filmes 'Amargo Pesadelo' (1972), franquia 'Superman' e 'Rede de Intrigas' (1976), o ator americano morreu no dia 13 de junho, aos 83 anos de causas naturais.

34. Anne Douglas - Produtora e viúva de Kirk Douglas e madrasta de Michael Douglas, Anne morreu em 29 de abril, aos 102 anos.

35. Monte Hellman - Conhecido por filmes como 'Corrida Sem Fim' (1971), Monte Hellman nos deixou no dia 20 de abril. Ele tinha 91 anos.

36. Larry King - Antes de falecer em 23 de janeiro de 2021, aos 87 anos por conta de complicações relacionadas à Covid-19, o respeitado apresentador de talk show estava em processo de divórcio com Shawn Southwick, sua última esposa.

37. Felix Silla - Mais conhecido por interpretar o primo Itt no programa de televisão 'A Família Adams', Felix Silla morreu no dia 16 de abril, aos 84 anos.

38. Houston Tumlin - Tumlin, mais conhecido por seu papel como ator infantil de 'Ricky Bobby: A Toda Velocidade' (2006), morreu em 23 de março. Ele tinha 28 anos.

39. George Segal - O ator, que recentemente estrelou a série de comédia 'Os Goldbergs', faleceu no dia 23 de março, aos 87 anos

40. Christopher Plummer - Em 2012, Christopher Plummer tornou-se o homem mais velho a ganhar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. O veterano tinha nada menos que 82 anos no momento em que foi aclamado por seu desempenho em 'Toda Forma de Amor'. Infelizmente, esse ícone de Hollywood nos deixou em 5 de fevereiro, aos 91.


Relacionadas