TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
E se recuperar

Ainda de ressaca? Confira dicas simples para reduzir os sintomas

Além da hidratação, ter atenção na escolha dos alimentos é importante.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Não beber em sequência é um dos pontos que pode ajudar quem está de ressaca
Não beber em sequência é um dos pontos que pode ajudar quem está de ressaca (Imagem: Reprodução)

Esta mensagem é para quem exagerou durante a madrugada deste sábado (25) e aproveitou os festejos natalinos exagerando nas bebidas alcoólicas. Existem dicas - inclusive recomendadas pela Associação Brasileira de Nutrição - com relação ao que pode ajudar na recuperação da famosa ressaca.

Além da famosa hidratação - que é fundamental no pós-festa - alguns alimentos podem ajudar na recuperação do ânimo. Desta forma, além de sobrecarregar o fígado ingerindo mais bebida alcoólica, deve-se:

1) Hidratar o corpo - Por causa do álcool, o seu corpo fica desidratado. Então, você precisa beber muita água no dia seguinte. Intercalar bebida alcoólica com água, água de coco ou suco natural é uma ótima dica para prevenir ou amenizar os efeitos de uma ressaca.

2) Ingerir alimentos ricos em lipídios antes de beber - Outra sugestão é comer alimentos gordurosos antes de beber ou quando estiver ingerindo bebida alcoólica. Com isso, o álcool leva mais tempo para absorver, amenizando assim os sintomas da ressaca.

3) Preferência por bebidas claras - Bebidas escuras, como o whisky, costumam conter químicos, como o metanol e outros tipos de álcool (a exemplo da acetona). Isto pode dar origem a uma forte ressaca. Opte por bebidas alcoólicas mais límpidas, como a vodca e o gim.

4) Evite o cigarro - Fumar cigarros enquanto bebe álcool tem sido associado a uma má noite de sono, o que resulta em uma ressaca ainda pior.

5) Esqueça o café - Mesmo que seja tentador tomar uma xícara de café durante uma ressaca para 'acordar', isso vai deixá-lo ainda mais desidratado.

6) Prefira ingerir frutas e vegetais durante a ressaca - Geralmente, buscamos fast food quando estamos de ressaca. No entanto, é um dos piores alimentos para se consumir nesse momento. Certifique-se de comer muitas frutas e vegetais, pois estes estão repletos de nutrientes importantes. Saladas com vegetais, como couve, repolho, brócolis, couve-flor, espinafre e rúcula, são ótimas para se recuperar de uma ressaca. Esse prato ajuda a eliminar as toxinas acumuladas com mais facilidade.

7) Opte por alimentos ricos em vitaminas - Você precisará reabastecer seus níveis de vitaminas se quiser sobreviver bem a uma ressaca. Aposte em sucos de fruta fáceis de digerir e tome um suplemento multivitamínico se tiver algum em casa.

8) Eletrólitos - Quando você ingere álcool e fica desidratado, perde sais e potássio. As bebidas com eletrólitos, como as energéticas, são ótimas para reabastecer o seu corpo.

9) Faça exercícios - Pode não parecer uma boa ideia fazer exercícios quando se está de ressaca, mas a verdade é que as endorfinas liberadas durante a prática da atividade física ajudarão que o seu humor melhore.

10) O bom e velho banho - Tome um bom banho. Você se sentirá mais limpo, fresco e revigorado.

11) Com orientação adequada, remédios podem ajudar - Pode parecer o caminho mais fácil, mas os analgésicos, como a aspirina e o ibuprofeno, têm um ótimo efeito quando se está de ressaca. Evite o paracetamol, uma vez que este pode causar sérios danos ao fígado, quando misturado com álcool.

12) Evite bebidas alcoólicas durante a ressaca - Muitos dizem que ingerir mais bebida alcoólica é a forma mais rápida de curar uma ressaca. Ledo engano! Beber mais só adiará a ressaca. O seu corpo terá de lidar com isto mais cedo ou mais tarde.

13) Pastilhas efervescentes - Essas pastilhas ajudam com as náuseas, mas você só deve recorrer a elas se não tiver por perto bicarbonato de sódio e água para fazer uma mistura.

14) Ingerir carboidratos complexos - A ingestão de bebida alcoólica leva que o nível de açúcar no sangue fique mais baixo. Isto quer dizer que precisará de carboidratos saudáveis ao longo do dia seguinte. A batata-doce é uma excelente opção. Experimente combiná-la com ovos no café da manhã.

15) Remédios naturais - Você não pode curar uma ressaca, mas remédios caseiros naturais ajudam a amenizar os sintomas:

  • Magnésio - Ingerir 400 mg de magnésio antes de ir dormir ou logo depois de acordar poderá ajudá-lo com as dores de cabeça latejantes
  • Água de coco - É boa para o estômago, trazendo mais benefícios do que a água ou bebidas energéticas.
  • Gengibre - Chá de gengibre ajuda a acalmar o estômago e diminuir as náuseas. Adicione um pouco de mel para estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
  • Smoothie de banana e laranja - Esta receita é rica em amido, açúcar, sódio e potássio. Coloque um pouco de sal e algumas colheres de açúcar na água. Em seguida, bata meio copo de suco de laranja e banana esmagada. Beba esta mistura ao longo do dia.
  • Suco verde - Bebidas que misturam frutas e vegetais são ideais, como os sucos verdes. De acordo com a Boa Forma, elas atuam no fígado, ajudando a eliminar as toxinas. Inclua ingredientes como couve, rúcula ou espinafre na sua receita.
  • Ovos - Esse alimento contém um aminoácido responsável por eliminar determinadas toxinas.
  • Caldo de ossos - Beber este caldo, que é feito de ossos de animais como aves ou suínos, ajudará com as dores no estômago e também a equilibrar o nível de eletrólitos. Veja como se faz aqui.
  • Cardo Mariano - Há muito tempo, as sementes dessa planta medicinal têm sido usadas como forma de melhorar a saúde do fígado e a reduzir sintomas como a indigestão.
  • Ginseng Siberiano - Ginseng Siberiano pode ser ótimo para náuseas, dores no estômago e vômitos. Mas, uma vez que pode causar interferência com alguns tipos de medicamentos, deve certificar-se de que você pode realmente ingerir este extrato

Relacionadas