TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em João Pessoa

Águas-vivas "invadem" orla e provocam queimaduras em banhistas

É que eles possuem nematocistos nos tentáculos, com substâncias urticantes.

Por Redação Publicado em
Aguas vivas

Recentemente, frequentadores de praias de João Pessoa registraram imagens de várias águas-vivas e caravelas. Esses animais marinhos invertebrados acabaram provocando queimaduras nos banhistas. É que eles possuem nematocistos nos tentáculos, com substâncias urticantes.

Quer ler mais sobre o verão?! Acesse o hotsite e fique por dentro das novidades!

Neste período do ano, por causa das mudanças nas correntes marítimas, que estão associadas à ação dos ventos, as águas-vivas são carregadas para as áreas de praia. A diminuição da população de tartarugas marinhas também contribui para um aumento de águas-vivas, já que as tartarugas são os predadores naturais desses animais marinhos. Esse é um fenômeno que ocorre em escala global.

+ Prefeitura de João Pessoa abre concurso com salários de até R$ 2,4 mil

A bióloga Luciana Alcântara, da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), fez um alerta para os cuidados que devemos ter e o que fazer em casos de queimaduras.

“É importante ficar atento e evitar tomar banho nas áreas das praias com maior incidência de algas marinhas, que impedem que você veja as águas-vivas. Em caso de contato com a pele, evitar coçar e não colocar gelo. Aplique vinagre, que diminui a ardência e procure um posto de saúde. Só um profissional da saúde pode indicar o tratamento mais adequado”, explicou.

+Portaria obriga consumidor paraibano a informar o CPF na hora das compras

galeria de fotos


Relacionadas