TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Castro Pinto

Aeroporto de João Pessoa pode mudar de nome; saiba mais

Um projeto de autoria de Nilda Gondim tramita no senado

Por Carlos Rocha Publicado em
Aeroporto de João Pessoa pode mudar de nome; saiba mais
Aeroporto de João Pessoa pode mudar de nome; saiba mais (Foto: Reprodução/ Instagram)

Uma proposta que tramita no Senado Federal pode alterar o nome do aeroporto Castro Pinto, que fica na região metropolitana de João Pessoa. Um projeto apresentado pela senadora Nilda Gondim prevê a alteração do nome do aeroporto para 'Governador José Maranhão'. O projeto 4102/2021 tem a intenção de reverenciar a memória do político que também era apaixonado pela aviação e morreu em fevereiro de 2021, vítima de complicações da Covid-19.

Castro Pinto, outro político paraibano que atuou no início do século XX dá nome ao aeroporto atualmente. Ele foi deputado federal, em 1907 e um ano depois se elegeu senador, cargo que ocupou até 1912. Depois disso, foi eleito governador (presidente) da Paraíba entre 1912 e 1950. A lei que deu nome ao aeroporto foi assinada em 2 de agosto de 1960 pelo então presidente Jucelino Kubitschek.

“No intuito de reverenciar sua memória, identificamos na designação do aeroporto localizado na região metropolitana de João Pessoa, oportunidade única de prestar homenagem condizente com a figura valorosa desse paraibano que se tornou destacada personagem da cena política local, regional e nacional”, justificou a senadora, que ocupa no Senado a suplência na vaga deixada por Maranhão.

De acordo com Nilda, José Maranhão chegou a ser relator do Código Brasileiro de Aeronáutica de 1986 e de sua revisão, que ainda se encontra em tramitação.

Caso o projeto seja aprovado no Plenário do Senado, deve seguir para apreciação da Câmara dos Deputados.


Relacionadas