TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
terceiro suspeito

Adolescente é apreendido suspeito de participação no massacre de Suzano

Menor pode ficar internado por 3 anos. Ele já havia se apresentado à Justiça, mas negou envolvimento no caso

Por Redação Publicado em
0001 portal t5 noticia logotipo 200319 012657
Fachada da Escola Raul Brasil, em Suzano Fachada da Escola Raul Brasil, em Suzano Foto: Reprodução/El País Brasil

Uma adolescente de 17 anos, suspeito de ser o terceiro envolvido no massacre que terminou com 10 pessoas mortas na última quarta-feira (14) em Suzano, São Paulo, foi apreendido na manhã desta terça-feira (19).

Ele, que também era estudante da Escola Raul Brasil, chegou a se apresentar à Justiça um dia após o caso, na quinta-feira (15), mas negou qualquer envolvimento com Guilherme Taucci e Luiz Henrique de Castro, os dois atiradores, e acabou sendo liberado.

No entanto, a Polícia Civil investigou os aparelhos de celular do adolescente e dos assassinos, que morreram após promoverem o massacre. Ao serem analisadas conversas por aplicativos de mensagem, ficou constatado que o menor, de fato, auxiliou no planejamento do crime.

Ele foi apreendido em casa e posteriormente levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Suzano, onde foi submetido a exame de corpo de delito. Em seguida, o jovem foi encaminhado para o fórum criminal da região, onde a Justiça vai decidir para qual unidade da Fundação Casa ele será levado.

A internação é de caráter provisório e tem prazo de 45 dias. Caso termine o prazo e não haja sentença judicial de internação definitiva, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pode determinar sua liberação. Em caso de sentença de internação definitiva, o prazo máximo é de 3 anos.

Evidências

Entre as evidências encontradas pela investigação de que o adolescente realmente participou diretamente do massacre, estão depoimentos contundentes de testemunhas. Uma professora diz, por exemplo, que em uma dinâmica de grupo na sala sobre o futuro, o jovem, “de forma fria, sem expressar qualquer sentimento, respondeu que seu maior sonho era entrar em uma escola, armado, e atirar em várias pessoas aleatoriamente”.

Além disso, também em depoimento, um amigo seu confirmou que o menor havia dito que planejou o ataque com um dos assassinos que morreram, mas que não sabia quando o crime seria executado.

Leia também:

Espelhos da redação do Enem 2018 já estão disponíveis para correção

Atentado na Holanda pode ter sido gerado por “assuntos familiares"


Relacionadas