TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
DEBATE

ABAP-PB é contra CBS com alíquota proposta em Reforma Tributária

A proposta começa a tramitar na Câmara dos deputados

Por Redação Publicado em
Ruy dantas
(Foto: reprodução)

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade – seccional Paraíba (ABAP-PB),  demonstra preocupação com as novas alíquotas da contribuição de bens e serviços que começa a tramitar na Câmara dos deputados.

A proposta que integra o pacote de medidas para realizar a reforma tributária no País sugere uma alíquota única de 12% para o setor de serviços. As agências de publicidade atualmente contribuem com uma alíquota de 3,65%.

Como essas despesas não geram nenhum tipo de desconto para quem é do Simples e do lucro presumido, significa um aumento de quase 10% na carga tributária desta atividade, e consequentemente todos os serviços a ela associada.

+ Pesquisa classifica segunda onda de Covid-19 em Manaus e pede lockdown

O resultado imediato será o encarecimento da atividade, principalmente em relação a sua mão de obra, podendo comprometer não só empregos, mas a sobrevivência de agências. Consequentemente, o impacto será sentido nos respectivos clientes e anunciantes, e, por último, na economia como um todo.

Dados da ABAP Nacional mostram que a cada R$1 investido na publicidade gera R$ 10,69 na economia. Para este retorno, no entanto, a atividade precisa ser viável financeiramente.

Desta forma, a seccional paraibana já começou a se mobilizar junto a representantes na Câmara dos Deputados e no Senado, para que o Projeto de Lei 3.887/2020, que institui a CBS, não seja aprovada da forma como está previsto.

“90% das agências de publicidade do país são integrantes do simples nacional. Se essa proposta passar será um duro golpe no segmento”, destacou Ruy Dantas, presidente da Abap-PB.


Relacionadas