TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

A constante evolução da cirurgia plástica e seu pós operatório

Por Redação Publicado em
Doctor with measure tape measuring size patient s breast
(Internet - Freepik)

A cirurgia plástica e uma das especialidades médicas mais antigas, sendo descritas procedimentos desde antes de Cristo.

Sua constante evolução e o desenvolvimento de materiais e instrumentais mais modernos, fez com que a cirurgia plástica se tornasse ainda mais segura e com o pos operatório mais confortável.

A necessidade de retorno ao trabalho mais rapidamente, ou cuidados com as crianças e a casa, ou retorno a atividades físicas precocemente, tem promovido mudanças nas técnicas cirúrgicas objetivando estas novas necessidades das mulheres modernas.

ABDOMINOPLASTIA SEM DRENO

Muitas mulheres deixavam seu sonho de melhorar a estética do seu abdome por alguns receios, sendo um dos principais, a utilização do dreno.

O dreno e um caninho de plástico que é utilizado para retirar o liquido acumulado na cirurgia, e a paciente tem que ficar retirando este liquido em casa por tempo variável de dias. Com o desenvolvimento de uma manobra cirúrgica, que e a realização de pontos de adesão da gordura com o musculo ( pontos de Baroudi) tem-se evitado a utilização deste dreno e desenvolvimento de seroma e logo trazendo um maior conforto para as pacientes no pós operatório.

RINOPLASTIA SEM TAMPAO

O tampão nasal, que são gazes colocadas dentro das narinas no pôs operatório, tem deixado muitos pacientes incomodados devido a grande obstrução nasal e dor na retirada deste. Atualmente a grande maioria das rinoplastias não há necessidade de colocação do tampão nasal. Isto gerou um pós operatório ainda mais tranquilo e de rápida recuperação.

MAMOPLASTIA E MOVIMENTACAO PRECOCE DOS BRACOS

Antigamente as mulheres que realizavam as mamoplastia, tanto redutora como de aumento, eram orientadas a ficarem com os braços junto ao corpo, ou seja , não podendo movimentar bem os braços. Hoje em dia, pode-se fazer a movimentação dos braços, mas lembro para não haver exageros, principalmente elevar os braços acima dos ombros, mas a movimentação habitual e permitida. Além disso, a utilização do dreno também esta cada vez mais rara.

OTOPLASTIA E O USO DA FAIXA

Principalmente os homens, se incomodavam muito com a necessidade de utilização da faixa de pós operatório fora de casa e no ambiente de trabalho. Atualmente a recomendação e para que esta seja utilizada em casa e ao dormir, podendo deixar de utilizar por pequenos períodos.

Além dos benefícios já citados, ainda podemos enumerar o desenvolvimento de medicamentos modernos para prevenir a dor, náuseas e vômitos no pós operatório. Também a utilização de cintas e malhas cirúrgicas de excelente qualidade, realização de drenagem linfática com aparelhos modernos possibilitam que as mulheres retornem mais rapidamente as atividades do seu dia a dia.

Deixo bem claro que estas condutas e técnicas citadas são cientificamente comprovadas e estudadas a muito tempo por excelentes cirurgiões brasileiros e estrangeiros e que estas podem ser adaptadas de acordo com a visão e experiencia de cada cirurgião e adequada ou mudada para cada paciente individualmente.

Relacionadas