TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
gravidez na adolescência

A cada hora, uma jovem entre 10 e 19 anos dá à luz na Paraíba

Em 2019, mais de 9 mil crianças e adolescentes tiveram filhos no estado

Por Redação Publicado em
Arb 6282 28042018 foto andrearegobarros
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Índices sobre gravidez na adolescência mostram uma realidade preocupante para jovens mulheres na Paraíba. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitados pelo Portal T5, a cada hora uma criança nasceu de mães com idade entre 10 e 19 anos, em 2019, na Paraíba.

O levantamento foi feito com base nos registros de nascidos vivos pela SES e mostram que no ano passado foram realizados 54.598 partos em todo estado. Meninas entre 10 e 14 anos ocuparam 446 leitos de maternidades, representando 4,6% do índice de mães jovens. No entanto, entre as gravidezes na adolescência, a maioria das mulheres (8.577 casos) tiveram filhos com idade entre 15 e 19 anos, cerca de 95% dos partos.

Comparados com dados de 2018, o número de mulheres jovens grávidas pouco diminuiu em relação ao ano posterior, quando foram anotados 1.180 casos a menos.

Nesta semana, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) divulgou que, nos últimos três anos, o número de mães na faixa etária entre 12 e 20 anos foi de 17.604 na Maternidade Municipal Cândida Vargas, em João Pessoa.

Para inibir o crescimento das estatísticas, integrantes do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente se reuniram para traçar um plano anual de ação voltado à Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que teve início na última segunda-feira (3). O encontro de trabalho aconteceu no Fórum da Infância e Juventude da Capital. Também participaram da reunião representantes da equipe Multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa, Defensoria Pública, Hospital Edson Ramalho, Espaço Novo Olhar, Fundação São Padre Pio e Grupo Focal de Proteção.

saiba mais

Relacionadas