Paraíba

20% da população da Paraíba foi testada para a Covid-19

Entre os testados, 282.039 diagnósticos foram confirmados desde o início da pandemia

Publicado em 21/04/2021 09:31 Atualizado em 21/04/2021 09:48
logo
Por Redação Portal T5
20% da população da Paraíba foi testada para a Covid-19

(Foto: Divulgação/SES-PB)

Mais de 830 mil pessoas foram testadas para a Covid-19 na Paraíba, desde o início da pandemia, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O índice equivalente a 20% da população do estado é ferramenta de estudo do comportamento do novo coronavírus e ajuda em estratégias para o enfrentamento da doença.

Entre os testados, 282.039 diagnósticos foram confirmados. A Paraíba tem 6.520 mortos pelo novo coronavírus e 194.932 pessoas estão recuperadas. 

As pessoas com sintomas da doença, devem procurar uma unidade pública de saúde para realização do teste e tratamento da doença. 

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) é responsável pelo processamento de boa parte destes testes, com média diária de 1.500 amostras do RT-PCR, exame considerado padrão ouro na detecção do vírus. Em agosto do ano passado, o Governo do Estado entregou as novas instalações do Lacen-PB, o que contribuiu para o tempo de resposta no resultado das análises, como explica o secretário de saúde do estado, Geraldo Medeiros: "Anteriormente as amostras de SWAB coletadas na Paraíba eram enviadas ao centro de referência, o Instituto Evandro Chagas, e isso gerava uma lacuna de aproximadamente 15 dias para o resultado dos exames. Hoje temos um prazo de resposta que gira em torno de 48h entre a chegada da amostra para processamento e o resultado fornecido ao município de origem".

De acordo com o diretor geral do Lacen-PB, Bergson Bezerra, a Paraíba manteve o monitoramento das cepas em circulação durante todos os meses da pandemia. "Essa vigilância genômica propicia a tomada de decisões baseadas em evidências científicas, além disso, permitiu a identificação do primeiro caso de reinfecção da América Latina e a detecção de cepas de preocupação e interesse mundial como a variante P1". 

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play