TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
tambaú eleições

Saiba como baixar aplicativo para justificar voto nas eleições deste ano

App é desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Por Redação Publicado em
A

Uma nova versão do e-Título com mais funcionalidades foi lançada. O recurso eletrônico possibilita a justificativa de ausência nas votações de 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno), até 60 dias após cada pleito, por meio dos celulares e tablets.

Até as eleições, o e-Título estará atualizado para que as justificativas possam ser apresentadas a partir do dia da votação por quem não compareceu - por estar fora do domicílio eleitoral ou impedido de ir à zona eleitoral.ebc.png?id=1389310&o=nodeO e-Título, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também permite ao cidadão gerar certidões de quitação eleitoral e de nada consta de crimes eleitorais, além de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral.

Como baixar

O acesso ao aplicativo é gratuito e funciona em sistemas operacionais Android e iOs . Conforme nota da Justiça Eleitoral, para baixar o aplicativo, basta procurá-lo na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou acessar o hotsite do título de eleitor no Portal do TSE.

Justificativa obrigatória

Nas eleições de 2018, 29,9 milhões de pessoas no primeiro turno e 31,3 milhões de pessoas no segundo turno deixaram de votar. Quem até hoje não justificou deve emitir o boleto para quitação de multas nos sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais. A justificativa é obrigatória.

O pagamento deve ser feito pela Guia de Recolhimento da União (GRU) no Banco do Brasil. Depois de fazer o pagamento, o cidadão deve aguardar a identificação do recolhimento da multa pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral.

Leia também:

Acidente entre caminhão do Exército, carro e moto deixa dois feridos

UFPB apura 38 denúncias de fraudes em vagas de cotas para pretos e pardos

Ônibus de João Pessoa têm novas alterações a partir desta quarta (21)

Polícia prende segundo suspeito de feminicídio no Agreste da PB

Com informações Agência Brasil


Relacionadas