TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Eleições 2022

João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba

Político derrotou nas urnas o candidato do PSDB, Pedro Cunha Lima

Por Carlos Rocha Publicado em
João Azevedo é reeleito governador da Paraíba
João Azevedo é reeleito governador da Paraíba (Foto: Divulgação)

Na noite deste domingo (30), por volta das 18h50, com cerca de 97% das urnas apuradas, João Azevêdo (PSB) já era considerado, matematicamente, governador reeleito. O novo mandato do socialista deve começar no dia 1º de janeiro de 2023. Ele derrotou nas urnas o candidato do PSDB, Pedro Cunha Lima.

João Azevêdo Lins Filho é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor aposentado do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), pós-graduado em Metodologia do Ensino Técnico. Foi diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do IPEP de 1980 a 1983, no mesmo ano assumiu a Chefia da Assessoria de Planejamento Econômico da URBAN, onde permaneceu até 1984.

De setembro de 1984 até 1985, assumiu a gerência de Infraestrutura da UAS/CMP – Programa Cidade de Porte Médio e, em seguida, a Coordenação Geral do programa. De 1986 a 1989, foi Secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de João Pessoa.

Em 2004, foi secretário de Planejamento da Prefeitura de Bayeux. Em 2005, foi Chefe de Gabinete da Sedurb, no mesmo ano, atuou como Assessor da Seplan e assumiu a Secretaria de Habitação, como Secretário Adjunto onde ficou até julho de 2007. Ainda em 2007, assumiu a Secretaria da Infraestrutura do município de João Pessoa, ficando até dezembro de 2010.

Já em 2011, João Azevêdo assumiu a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia em 2011, ficando à frente da pasta até 5 de abril de 2018.

Em 2018, apoiado pelo então governador Ricardo Coutinho, João Azevêdo venceu as eleições para governador em primeiro turno. Ele obteve 1.119.758 votos, o que representava 58,18% dos votos válidos.

Após assumir a cadeira de chefe do executivo estadual, João filiou-se ao Cidadania. Isso ocorreu depois que Ricardo Coutinho e outros correligionários, tiveram o nome envolvido na Operação Calvário, que investiga supostos desvios de recursos da Saúde através de Organizações Sociais.

João Azevedo disputou a reeleição em 2022 com Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO), Antônio Nascimento (PSTU), Major Fábio (PRTB), Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano (MDB).


Relacionadas