TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
análise

Josival Pereira: Bolsonaro convoca manifestação com restrições

De acordo com o analista político Josival Pereira, o principal motivo seria o receio de perder o controle e a possibilidade de enfrentar consequências legais

Por Carlos Rocha Publicado em
Josival Pereira: congresso aprova orçamento com fundo eleitoral 3 vezes maior
Josival Pereira: Bolsonaro convoca manifestação com restrições (Foto: Reprodução/ TV Tambaú)

O ex-presidente Jair Bolsonaro gravou um vídeo convocando uma manifestação para o próximo dia 25 em São Paulo, mais precisamente na Avenida Paulista. No entanto, o vídeo veio acompanhado de um apelo peculiar: Bolsonaro pediu aos seus apoiadores que evitassem manifestações em outras cidades e, para aqueles que comparecerem à Avenida Paulista, solicitou que não levassem cartazes contra nada nem ninguém.

No vídeo, Bolsonaro enfatiza: "Não façam movimentos em outros municípios, nem de manhã e nem de tarde, por favor. O movimento é exclusivo para Paulista. Colaborem conosco, é uma grande fotografia, um momento ímpar para mostrarmos para o mundo de verde e amarelo, sem faixas e sem cartazes, o que nós queremos, que é Deus, Pátria, família e liberdade".

A estranha solicitação de Bolsonaro levantou questionamentos sobre os motivos por trás dela. De acordo com o analista político da TV Tambaú, Josival Pereira, o principal motivo seria o receio de perder o controle e a possibilidade de enfrentar consequências legais. Há o temor de que a manifestação seja interpretada como uma tentativa de desestabilizar as instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal.

Segundo Pereira, a orientação de Bolsonaro para evitar cartazes também está associada ao risco de enfrentar medidas legais, visto que alguns dos cartazes em manifestações passadas pediam a cassação de ministros e o fechamento do STF.

Diante desse cenário, há um debate sobre a prudência das ações de Bolsonaro, com algumas opiniões sugerindo que seria mais sensato para ele adotar uma postura mais conciliatória. A convocação para a manifestação pode ser interpretada como uma tentativa de usar sua popularidade para se defender ou até mesmo como uma forma de intimidar o STF.

No entanto, especialistas alertam que essa estratégia pode ser arriscada e não eficaz, podendo resultar em confrontos e em uma situação ainda mais desfavorável para Bolsonaro. Assim, resta acompanhar os desdobramentos desse episódio político e as possíveis repercussões que ele trará.


Relacionadas