Paraíba, segunda-feira, 27 de maio de 2019
30° C
Busca

Política

Política

Mulheres representam 13,8% das vagas na ALPB

Dos 223 municípios da Paraíba, apenas 40 (18%) são comandados por prefeitas .

Por Redação Portal T5

10h30 - Atualizado 08/03/2019 às 11h28

Dos 223 municípios da Paraíba, apenas 40 (18%) são comandados por prefeitas e das 36 cadeiras na Assembleia Legislativa (ALPB) só cinco são ocupadas por mulheres (13,8%). No Congresso Nacional são 15 vagas e a Paraíba conta com apenas duas representantes femininas. Dos 2.560 cargos eletivos, apenas 15% são ocupados por mulheres.

As deputadas estaduais da Paraíba são: Camila Toscano (PSDB), Cida Ramos (PSB), Doutora Paula (Partido Progressista), Estela Bezerra (PSB) e Pollyana Dutra (PSB).

Os dados foram apresentados pela deputada estadual Camila Toscano (PSDB), presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na ALPB. Ela informa que a discussão desse tema e do aumento dos casos de feminicídio integram a programação de debates em alusão ao Dia Internacional da Mulher dentro do legislativo.

Mais dados

O Brasil ocupa a 32ª posição em um ranking de 33 países latino-americanos e caribenhos sobre a participação feminina em Parlamentos. Segundo a ONU Mulheres, no Brasil, 10% do total de parlamentares eleitos são mulheres. Apenas Belize tem menor representação parlamentar feminina, com percentual de 3,1%. “É importante que as mulheres ocupem lugares de destaque para que as nossas bandeiras, as nossas lutas e os nossos problemas ganhem lugar de destaque e entrem na pauta prioritária de debate”, disse.

De 2009 a 2018, um total de 1.083 mulheres foram assassinadas na Paraíba. Em 2018, o número chegou a 84 mortes. Muitos desses casos acabam não sendo classificados como feminicídio, mesmo se tratando desse tipo de crime, conforme destaca a deputada. Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino e a pena prevista para o homicídio qualificado é de reclusão de 12 a 30 anos.

Leia Também:

+ Jurado do MasterChef Brasil dá surra de fofura ao posar com gêmeos; veja

+ Valesca Popozuda mostra partes íntimas para fãs durante show

+ Bilionário tem ataque cardíaco e morre durante cirurgia de aumento peniano

+ Capotamento de caminhão mata 25 pessoas no México; 29 ficaram feridas

+ Voo da Avianca faz pouso forçado em Porto Rico porque empresa não pagou taxa exigida

+ Aos 92 anos, Rainha Elizabeth posta primeira foto no Instagram