Paraíba, quinta-feira, 25 de abril de 2019
30° C
Busca

Política

Política

Trump anuncia que novo encontro com Kim Jong-un será no Vietnã

De acordo com Trump, diplomatas norte-americanos tiveram “um encontro muito produtivo” com autoridades norte-coreanas, e anunciou um novo encontro.

Por Redação Portal T5

05h00 - Atualizado 09/02/2019 às 23h01
Foto: Saul Loeb/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na última sexta-feira (8) que seu segundo encontro com o líder norte-coreano Kim Jong-un acontecerá na cidade de Hanói, capital do Vietnã, nos dias 27 e 28 de fevereiro.

De acordo com Trump, diplomatas norte-americanos tiveram “um encontro muito produtivo” com autoridades norte-coreanas, e anunciou um novo encontro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, na capital do Vietnã, Hanói.

“Estou ansioso por encontrar o presidente Kim e avançar na causa da paz!”, completou Trump.

Em suas conversas em Pyongyang, ocorridas de quarta a sexta-feira, Biegun e Kim Hyok Chol “discutiram o avanço dos compromissos do presidente Trump e do presidente Kim em Cingapura para a completa desnuclearização, transformando as relações entre os EUA e a RPDC e construindo uma paz duradoura na Península das Coreias”, disse o Departamento de Estado, que afirmou que os dois representantes devem se reunir novamente antes do encontro entre os chefes de Estado.

Apesar dos acenos do governo norte-americano, um relatório enviado ao Conselho de Segurança da ONU na terça-feira (5) acusou os programas de armas nucleares e mísseis balísticos da Coreia do Norte de permanecerem intactos. O documento diz que Pyongyang usa aeroportos e outras instalações para proteger suas armas contra possíveis ataques.

Dias antes, o diretor nacional de Inteligência dos Estados Unidos, Dan Coats, disse ser improvável que a Coreia do Norte abra mão da capacidade de fabricar armas nucleares. A declaração levou Trump a rejeitar a avaliação e a criticá-la publicamente no Twitter.