sexta-feira, 18 de setembro de 2020
Busca

Portal T5

Polícia

Polícia Civil registra 445 boletins online por dia na Paraíba

O número é 325 % maior em relação aos 4.265 registros ocorridos em março

Por Carlos Rocha

20h45 - Atualizado 07/08/2020 às 20h36
Foto: Reprodução/Redes sociais

A cada 24 horas, em média, 445 boletins de ocorrências da população foram registrados por meio da Delegacia Online da Polícia Civil da Paraíba.  Ao todo, foram 13.797 procedimentos contabilizados somente em julho deste ano. O número é 325 % maior em relação aos 4.265 registros ocorridos em março, quando a pandemia causada pelo Covid -19 afetou o Estado.

Disponível no endereço eletrônico www.delegaciaonline.pb.gov.br, a Delegacia Online funciona durante as 24 horas diárias e pode ser acessada gratuitamente pelo cidadão que deseje registrar situações que não necessitem de perícias ou intervenção rápida da polícia.

Em julho, a maior parte das queixas foi relativa a extravio de documentos e objetos (3.520), furtos (845), acidentes de trânsito sem vítimas (751) e bloqueio administrativo de veículos (212).

Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (6) pela Polícia Civil da Paraíba e mostram que o atendimento virtual passou a crescer no Estado, após a chegada da pandemia.

Em janeiro, quando a Paraíba ainda não tinha registros de Covid-19, a Delegacia Online contabilizou 3.331 registros. Em fevereiro, ainda sem casos da doença, foram 2.853. Os saltos nos números começaram a partir de abril, quando houve 7.723 boletins. Em maio, foram 9.252. E, em junho, 13.175.

O Boletim de Ocorrência é validado por uma equipe de policiais civis e a certidão é enviada para o email informado pelo solicitante. Se o fato narrado precisar ser investigado, o caso é encaminhado para uma delegacia que fará a instauração do inquérito policial.

No entanto, apenas podem ser registrados na delegacia online os casos considerados mais simples, que não sejam urgentes, graves ou que necessitem de rápida intervenção da polícia.

Nas situações mais complexas e que envolvam crimes graves, o atendimento continua sendo feito por equipes que estão trabalhando nas delegacias físicas.

A delegacia online faz parte das ações de prevenção da instituição ao novo Coronavírus. Por meio da ferramenta, o cidadão pode registrar ocorrências e receber o boletim, em sua casa, sem se expor ao contágio da doença.