Paraíba, sexta-feira, 23 de agosto de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Polícia

Operação Calvário: Gaeco e PRF cumprem 19 mandados em João Pessoa

Ação investiga irregularidades em contratos do Estado com Organizações Sociais

Por Dennison Vasconcelos e Wallison Bezerra

06h15 - Atualizado 30/04/2019 às 10h01
Um residencial no bairro de Manaíra foi um dos pontos visitados pelos agentes.
Um residencial no bairro de Manaíra foi um dos pontos visitados pelos agentes. Foto: Carlos Augusto / RTC

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagraram, na manhã desta terça-feira (30), a quarta fase da Operação Calvário, batizada de Operação Esperança.

Em João Pessoa, os agentes cumprem 18 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão deferidos pelo desembargador Ricardo Vital. Os bairros na capital são Portal do Sol, José Américo, Água Fria, Manaíra, Aeroclube, Distrito Industrial, Mangabeira, Cuiá, Costa e Silva e Jaguaribe.

De acordo com o Ministério Público da Paraíba, a operação investiga núcleos de uma organização criminosa comandada por Daniel Gomes da Silva, que é responsável por desvio de recursos públicos, corrupção, lavagem de dinheiro e peculato, através de contratos firmados junto a unidades de saúde do Estado, com valores chegando a R$ 1,1 bilhão, possuindo atuação em outras unidades da federação, e exemplo do Rio de Janeiro.

A operação, que teve início no ano passado, investiga possíveis irregularidades em contratos entre o Governo do Estado e Organizações Sociais responsáveis por gerir o serviço de saúde, como a Cruz Vermelha no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa Senador Humberto Lucena.

A ex-secretária de Administração da Paraíba, Livânia Farias, chegou a ser presa em março, mas foi solta pouco mais de um mês depois após prestar depoimento e confessar os crimes apontados em denúncias formalizadas pelo MPPB.

Imagens fornecidas por um cinegrafista amador mostram agentes em um dos apartamentos de um residencial no bairro de Manaíra. Veja:

Matéria em atualização