Paraíba, sábado, 20 de outubro de 2018
30° C
Busca

Portal T5

Polícia

Hackers usam Detran-PB para aplicar golpes pelo WhatsApp; saiba como identificar

O golpe consiste em mandar mensagens pelo aplicativo para números aleatórios.

Por Cristiano Sacramento

12h21
As mensagens estão sendo encaminhadas para diversos números
As mensagens estão sendo encaminhadas para diversos números Foto: Reprodução / Internet

Um novo golpe, desta vez, envolvendo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) é a estratégia de hackers e internautas mal intencionados. De acordo com a assessoria da instituição, os golpistas se passam por servidores e até pelo superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira. Os comunicados oferecem falsas possibilidades para usuários que possuem algum tipo de débito junto à autarquia.

Projeto que permite propaganda em rádios comunitárias é “inconstitucional”, diz ABERT

Segundo a Coordenação de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social, o golpe consiste em mandar mensagens via WhatsApp para vários números aleatórios, com conteúdo que leva o destinatário a entender que foram enviadas por engano, sugerindo a realização de fraudes praticadas internamente por supostos servidores do Detran-PB.

 Entre as facilidades ofertadas estão a retirada de multas, liberação de veículos e/ou expedição de documentos sem os procedimentos legais.

 A Coordenação de Inteligência informa que os terminais telefônicos utilizados na fraude (98185-4533 e 98107-3292, ambos com DDD 83) estão cadastrados em nome de pessoas residentes em outros estados, nas regiões norte e sul do país, apesar do DDD local.

As investigações também constataram que golpes semelhantes foram aplicados no Maranhão e Amazonas, também envolvendo servidores e até diretores dos Detran’s desses estados, praticados pelos mesmos estelionatários que vêm atuando na Paraíba.

 O superintendente Agamenon Vieira alertou aos usuários que o órgão não oferece nenhum tipo de serviço por meio do aplicativo WhatsApp e só se manifesta pelos seus canais oficiais. Ele orientou ainda que qualquer pessoa que receba algum conteúdo dessa natureza deve denunciar imediatamente pelo e-mail [email protected]

 A Delegacia de Defraudações da Polícia Civil está a frente das investigações para identificar o(s) responsável(eis) pela prática.

Leia mais:  Câmara de Cabedelo decide afastar prefeito Leto Viana e o vice

+ CBF divulga foto oficial da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo

Copa do Mundo: Neymar e Messi lideram lista de jogadores mais valiosos