TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
partiu enem

Biologia no cotidiano: como alimentos ultraprocessados e saúde pública podem cair no Enem

Evandro Gomes, professor de Biologia do Colégio Vila, traz dicas importantes para os alunos se prepararem para a prova

Por Redação T5 Publicado em
Captura de tela 2024 10 18 121442
Biologia no cotidiano: como alimentos ultraprocessados e saúde pública podem cair no Enem (Foto: Reprodução/TV Tambaú)

Com a aproximação do Enem, entender os temas mais recorrentes da prova é fundamental. No quadro "Partiu Enem", desta sexta-feira (18), falaremos sobre Biologia, destacando os tópicos que o estudante deve priorizar nesta reta final. Para descomplicar a matéria, contamos com a presença do professor de biologia do Colégio Vila, Evandro Gomes.

Biologia no dia a dia: como Fisiologia Humana cai no Enem

A Biologia está presente em nosso cotidiano, e um dos temas mais cobrados no Enem é a fisiologia humana. Segundo o professor Evandro Gomes, esse conteúdo é frequentemente interligado com outros tópicos, como citologia, tornando-o ainda mais relevante para a prova. Um exemplo prático que pode aparecer no Enem envolve os alimentos ultraprocessados, como pizza, hambúrguer e batata frita, que fazem parte da nossa rotina, mas também estão associados a problemas de saúde pública.

A ingestão excessiva de sódio, por exemplo, está diretamente relacionada à hipertensão e a problemas cardiovasculares. No Enem, questões podem abordar o sistema urinário e como o corpo regula a pressão arterial em resposta ao consumo elevado de sódio. O professor destaca que o consumo ideal de sódio deveria ser entre 3 e 5 gramas por dia, mas, no Brasil, essa média atinge cerca de 35 a 40 gramas diárias, especialmente entre os jovens.

Bioquímica e Nutrição: um tema em alta no Enem

Outro ponto que pode aparecer na prova é a relação entre os nutrientes e doenças como diabetes e obesidade. O professor Evandro reforça que o Enem costuma abordar a ingestão de carboidratos e proteínas, associando esses nutrientes a comorbidades. A obesidade, por exemplo, é classificada como uma doença de saúde pública e tem grande relevância para o Enem.

Esses temas não apenas envolvem a bioquímica, mas também se conectam a questões de saúde pública, que são cobradas com frequência no exame. O estudante deve estar atento à análise de gráficos e tabelas que abordem essas relações, pois a interpretação correta desses dados é crucial para resolver as questões.

A questão do uso indiscriminado de antibióticos também pode ser cobrada. Evandro destaca que, muitas vezes, o uso incorreto de antibióticos, como no tratamento de viroses, é um erro comum. Os antibióticos atuam apenas em bactérias, pois destroem estruturas celulares, algo que os vírus não possuem, já que são acelulares.

Em provas anteriores do Enem, esse tema foi abordado relacionando antibióticos com a citologia, especialmente o funcionamento das organelas celulares. O professor lembra que o Enem pode trazer novamente essa questão, com abordagens que envolvem saúde pública e a ação dos antibióticos no combate às bactérias.

Ecologia e Botânica: conteúdos garantidos na prova

Ecologia é outro tema sempre presente no Enem. Muitas vezes, ela aparece associada à botânica, em questões que relacionam biomas nacionais, como Mata Atlântica, Cerrado e Floresta Amazônica, e a vegetação característica de cada um. Segundo Evandro, a botânica teve destaque nos últimos exames, com quatro questões relacionadas ao tema no Enem anterior. Assim, o aluno pode esperar pelo menos duas questões sobre botânica nesta edição.

Para estudar Biologia no Enem, o importante é trazer o conteúdo para a realidade cotidiana. Seja em questões de fisiologia humana, bioquímica ou ecologia, o Enem exige que o aluno compreenda como esses temas se aplicam ao mundo real. Portanto, focar nas questões de saúde pública, nos ciclos biológicos e nos impactos ambientais são chaves para o sucesso na prova.

No dia 26 de outubro, o colégio vila realiza um aulão na igreja Farol das 8h às 18h, a entrada é 1kg de alimento não perecível, as inscrições podem ser feitas através do link.

Confira o Partiu Enem desta sexta-feira (18) na íntegra:



Relacionadas