Primeira remessa de vacina contra Vírus Sincicial Respiratório chega à Paraíba
Ao todo, chegaram 13.570 doses, que serão distribuídas para os 223 municípios conforme o número de gestantes de cada localidade
O Governo da Paraíba recebeu, nesta quarta-feira (3), a primeira remessa da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), destinada à imunização de gestantes. Ao todo, chegaram 13.570 doses, que serão distribuídas para os 223 municípios conforme o número de gestantes de cada localidade. A aplicação poderá começar assim que as cidades receberem as vacinas.
A dose passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação do SUS em 2025 e deve ser aplicada em gestantes a partir da 28ª semana. O objetivo é proteger os bebês nos primeiros meses de vida por meio da transferência de anticorpos durante a gestação. Para se vacinar, é necessário apresentar o cartão da gestante ou documento que comprove a idade gestacional.
O VSR responde por grande parte dos casos de bronquiolite e pneumonia em crianças pequenas. Na Paraíba, até a Semana Epidemiológica 45 deste ano, foram registrados 5.199 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo 812 confirmados para o vírus. Houve 19 óbitos relacionados, principalmente em crianças menores de um ano.
A chefe do Núcleo de Imunização da SES-PB, Márcia Mayara Fernandes, destacou que a vacinação das gestantes reduz o risco de internações e complicações nos bebês. A SES-PB já orientou as equipes municipais e seguirá informando novos quantitativos conforme o envio de outras remessas pelo Ministério da Saúde.



