TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
nova lei

Lei sancionada obriga todas as unidades de saúde de João Pessoa a divulgarem cartazes sobre aborto

Unidades de saúde terão que exibir informações sobre aborto em consultórios e salas de espera voltados a gestantes

Por Redação T5 Publicado em
Direção da unidade de saúde confirmou desabastecimento do material
Cartazes devem informar riscos físicos e psicológicos do aborto (Imagem: Divulgação / PMJP)

Todas as unidades de saúde de João Pessoa passam a ser obrigadas a exibir cartazes sobre aborto nas salas de espera e consultórios destinados ao atendimento de gestantes. É o que diz a lei sancionada pelo prefeito Cícero Lucena (MDB) e publicada no Diário Oficial do Município dessa terça-feira (2), após assinatura na última quinta-feira (27).

De acordo com a matéria, as informações devem ser exibidas em hospitais públicos e privados, postos de saúde, unidades de pronto atendimento (UPAs), unidades básicas de saúde, clínicas e demais estabelecimentos do setor.

Ainda conforme o texto da lei, os cartazes exibidos nas unidades de saúde devem informar sobre os possíveis riscos do aborto, incluindo sequelas físicas, como hemorragias, perfuração uterina, infecções e infertilidade, além de consequências psicológicas e emocionais, como depressão, ansiedade e estresse pós-traumático.

O vereador Fábio Lopes (PL), autor do projeto de lei, afirmou que a proposta visa garantir que as gestantes tenham conhecimento de “todas as sequelas causadas por um procedimento abortivo”. Ele defende que a vida começa na concepção e reconhece que o tema é complexo e envolve diferentes pontos de vista, mas ressalta a importância de assegurar o acesso às informações.



Relacionadas

Mais Lidas